x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 521

SPED Contábil

Eduardo Junior

Eduardo Junior

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 16:05

Prezados amigos, boa tarde!

Tenho algumas dúvidas em relação ao SPED ECD, podem me ajudar?

1) O programa do SPED ECD está disponível a qualquer momento? Ou somente próximo ao prazo final de entrega (Abril/Maio) que eles disponibilizam o programa? Posso enviar o SPED já agora em Janeiro/2017 ref ao ano calendário 2016?

2) Em relação a taxa de autenticação de Livros Digitais (aquela que inserimos o NIRE para gerar) da Junta Comercial, deveremos pagar ainda? Ou tendo em vista que a autenticação é feita pela Receita Federal não é preciso mais pagar a taxa?

3) Em relação à assinatura do sócio responsável pela empresa, posso assinar com o E-CPF do contador utilizando procuração eletrônica?

Obrigado desde já,

Atenciosamente,

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2017 | 11:18

Eduardo Junior,

O programa já está disponível pode até ser feito o ECD porém o prazo de envio é o último dia de maio/2017 é aconselhável aguardar até início de maio pois sempre há atualização das tabelas e versões do PVA.

Não é mais necessário o recolhimento da taxa. Decreto 8.683/16.

É possível, mas não aconselhável, o correto é que a assinatura terá de ser do sócio e do contador, pois se olhar em relação ao livro físico impresso o contador não assina, até porque o adm x contador cada qual tem sua responsabilidade.

Acompanhe: Mudanças no ECD e no ECF

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.