x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 4

acessos 1.839

SPED Contábil

Eduardo Junior

Eduardo Junior

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 16 fevereiro 2017 | 16:05

Prezados amigos, boa tarde!

Tenho algumas dúvidas em relação ao SPED ECD, podem me ajudar?

1) O programa do SPED ECD está disponível a qualquer momento? Ou somente próximo ao prazo final de entrega (Abril/Maio) que eles disponibilizam o programa? Posso enviar o SPED já agora em Janeiro/2017 ref ao ano calendário 2016?

2) Em relação a taxa de autenticação de Livros Digitais (aquela que inserimos o NIRE para gerar) da Junta Comercial, deveremos pagar ainda? Ou tendo em vista que a autenticação é feita pela Receita Federal não é preciso mais pagar a taxa?

3) Em relação à assinatura do sócio responsável pela empresa, posso assinar com o E-CPF do contador utilizando procuração eletrônica?

Obrigado desde já,

Atenciosamente,

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 fevereiro 2017 | 09:41

Bom dia Eduardo sobre suas perguntas:

1) o PVA é disponibilizado em tempo hábil para que a ECD seja entregue, hoje já existe o PVA que está pronto para a entrega, segue o link.
idg.receita.fazenda.gov.br

2) A taxa não precisa mais pagar desde o ano passado, então toda a ECD enviada ja esta automaticamente autenticada

3) Você pode fazer a procuração seguindo os passos do manual da ECD:
O livro pode ser assinado por procuração eletrônica da RFB, no caso de a qualificação do assinante ser “procurador” (J930.IDENT_QUALIF = “309”) e o campo responsável legal do registro J930 (J930.IND_RESP_LEGAL) estiver com a opção “S” (Sim). É necessário que a procuração eletrônica da RFB seja feita com a opção específica “Sped Contábil”.


Att

JC
@Oculto

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.