Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.491

Zerar impostos a recuperar

Terrace Contábil

Terrace Contábil

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Domingo | 19 fevereiro 2017 | 15:12

Olá pessoal,

Depois de muita pesquisa aqui, outros sites e livros, ainda estou com uma grande dúvida:

Um prestador de serviços que emite nota fiscal com retenção dos impostos pelo tomador, faz os seguintes lançamentos:

D-Clientes
D-IR a recuperar
D-Pis a recuperar
D-Cofins a recuperar
D-Csll a recuperar
C- Serviços prestados

Esses impostos s recuperar vão para o AC. Uma vez que tais impostos serão recolhidos pelo tomador, ou seja, a empresa não irá pagar, apenas demonstrou a contabilização, como fazer para zerar esses impostos? ou eles ficam no balanço mesmo, ano a ano?
Tenho que fazer o encerramento do balanço e não sei como proceder.

Desde já, agradeço.

Abertura/Alterações/Encerramentos
Assessoria Fiscal/Tributária
Folha de pagamento
11-4114-2324
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 19 fevereiro 2017 | 15:48

ardênia, boa tarde.

Esses impostos foram retidos quando da emissão da NFPS por seu cliente e dessa forma, são créditos que possui junto à SRF.

Ao apurar os impostos federais, deve-se fazer a compensação dos mesmos, debitando-se por exemplo, a conta IRPJ a Recolher e creditando a conta IR a Recuperar.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 27 março 2017 | 10:20

Bom dia.


No caso de uma empresa tributada no Lucro Real, segue situação:


No decorrer do ano de 2016 foram retidos impostos como o IRRF e CSLL de notas fiscais de serviços prestados, contudo, a empresa apurou prejuízo em todos os meses do ano, não utilizando os mesmos.

Minha dúvida é: Há no balancete o montade de R$ 113.437,85 de IRRF e R$ 76.347,76 de CSLL, lançados nas contas IRRF Retido na Fonte e CSLL Retida na Fonte, respectivamente.

Esses valores se transformarão em Saldo Negativo? Caso positivo, onde posso encontrar o embasamento legal?



Att,

Juliana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.