Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 515

Afastamento sem atestado

Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2017 | 22:32

Boa noite, colegas!

Estou com uma situação atípica pra mim e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

É o seguinte... A funcionária vai passar por cirurgia, questões estéticas, e não vai apresentar atestado médico, nem pra justificar a ausência. O caso é que ela quer voltar a trabalhar praticamente no dia seguinte, diz que vai estar bem pra tal e a empresa quer que ela fique em casa pelo menos dois dias após a cirurgia.

Oq fazer nesse caso, a empresa é obrigada a aceitar ela no dia que ela quer ou deve seguir o bom senso de negar tal pedido?

Há base legal para essa situação?

Obs: ela é vendedora em uma loja de cosméticos. Arruma as prateleiras, tira o pó e varre a loja no final do expediente.

Aguardo breve retorno.

Obrigada!

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
Arthur Otavio Raugust Mingue

Arthur Otavio Raugust Mingue

Prata DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 08:41

Isabela,

Bom dia!

Entendo que ela deve retornar ao trabalho normalmente.

O médico é o profissional responsável por atestar o afastamento.

Não existindo atestado, não existe, portanto, ausência justificada para o trabalho.

Caso a empresa esteja com receio, diante do bom senso, poderá conceder um período que entender necessário de licença remunerada (Não é férias, o funcionário não trabalha e recebe salário por um determinado período).

Espero ter ajudado.

Abraços!

Advogado
Coordenador de Departamento de Pessoal da Evidência Organização Contábil
[email protected]
https://www.evicont.com.br
facebook.com/evidenciaorganizacaocontabil
Instagram: @evidenciaorgcontabil
Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 08:51

Bom dia, Arthur!

Obrigada pela resposta... O médico vai dar atestado, mas ela diz que não tem necessidade de ficar dois dias em casa sendo que ela vai estar bem.

Eu, particularmente, acho arriscado pra saúde dela, visto que ela estará recém operada (silicone), e ela vai ficar com os movimentos do braço limitados. Ela não vai poder fazer a limpeza normalmente, não vai poder pegar algum produto que o cliente queira, dentre outras coisas. Pra empresa, não sei se seria viável ter um funcionário pela "metade", entende?

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.