x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 953

Contabilizar aumento de capital

Iona Lisboa

Iona Lisboa

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Sábado | 25 fevereiro 2017 | 08:18

Bom Dia Nobres colegas...

Ainda sobre o aumento de capital tenho as seguintes dúvidas:

1º o sócio já fêz 03 depósitos na conta da empresa sendo uma de 50.000,00, uma de 45.000,00 e outro de 45.000,00 quando fui perguntar do que se tratava esses valores ele me disse que foi aumento de capital, isso não teria que ser falado antes para que se alterasse o contrato social da empresa?

2º Essa alteração de capital se faz obrigatória?

3º Tem algum prazo para fazer essa alteração no contrato social?

4º Caso não dê tempo de fazer essa alteração na junta comercial, existe um outro lançamento para dar entrada desses valores?


No aguardo....

Obrigada amigos

Ioná

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Sábado | 25 fevereiro 2017 | 08:32

Bom dia!

Isso mesmo , todo aumento de capital social tem que ser registrado através de uma alteração contratual.
Neste caso, estes depósitos devem ser contabilizados como AFAC - Adiantamento para Futuro Aumento de Capital através de um contrato e posteriormente elaborar a alteração contratual e registrar na Junta Comercial.
Pesquise aqui no Fórum que você vai encontrar um modelo de contrato de AFAC e as formas de contabilização.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.