x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.019

Enquadramento CBO para "Moto Conferente"

SANDRO MACHADO DE OLIVEIRA

Sandro Machado de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Sócio(a) Proprietário
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 11:15

Olá Nobres Colegas

mais uma vez recorro a vós.

Meu problema seria "Achar" um CBO que melhor se enquadrasse na função de "Moto Conferente", pois bem a empresa é de Vigilância e Segurança, que presta serviços de acompanhamento de Cargas, no qual o Funcionário em questão Confere a Mercadoria no ato do carregamento, acompanha de motocicleta o Caminhão até o Destino (somente acompanha para certificar-se que a Carga não seja violada, não faz a segurança da carga quanto a roubos) e confere novamente a mercadoria no ato da descarga.

Ao me desdobrar no site do MTE CBO, encontrei duas Ocupações que se assemelham:

4142-15 - Conferente de carga e descarga
Conferente de faturas e notas fiscais, Conferente portuário


Descrição Sumária
Apontam a produção e controlam a freqüência de mão-de-obra. Acompanham atividades de produção, conferem cargas e verificam documentação. Preenchem relatórios, guias, boletins, plano de carga e recibos. Controlam movimentação de carga e descarga nos portos, terminais portuários e embarcações. Podem liderar equipes de trabalho.

e

5191-10 - Motofretista

Descrição Sumária
Coletam e entregam documentos, encomendas e mercadorias, e transportam passageiros. Realizam serviços bancários e de cartórios. Elaboram roteiros de trabalho, orientam passageiros, emitem recibos e preenchem protocolos. Trabalham seguindo as normas de segurança utilizando-se de EPIs e instalando itens de segurança nos veículos.


Então, ao meu ver, seria uma união destas duas Ocupações, mas preciso definir uma, e tenho medo de errar, pois com esta empresa estamos "pisando em ovos", pois sofrem muitas Ações trabalhistas com desvios de funções, e sempre tentam colocar a culpa em nosso Escritório.

Gostaria de saber a opinião dos colegas de qual usar, ou se há um outro CBO mais adequado.

desde já Agradeço.

Não dê o peixe, e sim, ensine a pescar!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 18:18

Sandro Machado de Oliveira


O problema está no fato de que a empresa realmente quer acumular funções, camuflar elas ....

Ele acompanhar a carga, subentende-se que ele esteja fazendo uma segurança, já que sua função é acompanhar o trajeto do veículo para que ele não seja violado ( entende, segurança, não precisa ser armado, ou impedir o assalto, acompanhar, cuidar, zelar é segurança)

Ele é um Segurança, sem dúvidas, a única diferença aqui está é que por fazer seu trabalho de moto, ele recebe adicional de periculosidade, e por ter que conferir mercadorias, deve receber adicional de conferente....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.