x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.289

Contabilidade Rural - Como Funciona ?

Amanda

Amanda

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Domingo | 5 março 2017 | 19:16

Boa noite,Estou iniciando um serviço para fazer contabilidade rural e nao sei como
funciona nada sobre rural .
1º O Produtor que Tem o Cartão do Produtor Rural ele ele precisa fazer contabilidade ou somente o livro caixa ?
2º Se ele abrir uma empresa cuja atividade é rural,será tributada normalmente ,porém vai ser obrigatória a contabilidade ?
Se puderem me ajudar,não tenho noção e preciso desse emprego .

Att

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 5 março 2017 | 19:58

Amanda,

1º O Produtor que Tem o Cartão do Produtor Rural ele ele precisa fazer contabilidade ou somente o livro caixa ?

Perante a Receita Federal, basta o Livro Caixa.
Mas considero o Livro Caixa por tal órgão disponibilizado muito aquém das expectativas, motivo pelo qual sugiro optar pela escrituração contábil, cujo plano de contas pode ser bem direcionado e a vantagem de ter o razão e balancete para as devidas conciliações. Na verdade, escriturar o Livro Caixa é mais trabalhoso com resultados práticos ruins, sem muita ajuda à parte gerencial.

2º Se ele abrir uma empresa cuja atividade é rural,será tributada normalmente ,porém vai ser obrigatória a contabilidade ?

Sim, terá que cumprir as obrigações de uma empresa normal.
Mas esse procedimento (falando aquí por minha região) é raríssimo. A maioria absoluta opta por trabalhar como Produtor Rural Pessoa Física, já que os impostos e obrigações acessórias são infinitamente menores em relação a uma empresa.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.