x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 923

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Fisica 2017

Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 15:02

Boa tarde!!
Alguem poderia me ajudar em relação a DIRPF 2017, onde tenho o seguinte caso.
Em março de 2016 contrai um empréstimo junto ao banco para utilizar o dinheiro na ampliação da minha residencia, Esse valor eu preciso colocar como aumento da residencia na aba bens e direitos para que o valor da residencia seja adequado e em um possivel venda, nao pagar tanto imposto. Minha duvida é, como lancei o valor como aumento na aba bens e direitos, eu devo colocar também o empréstimo na aba divida e onus reais, visto que no meu entender ficaria lançado o gasto 2 vezes. Estou correta? Qual a forma de se lançar?

Desde ja , agradeço!!

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 15:13

Ariani, "Vale lembrar que, no caso dos financiamentos, além de adicionar ao valor de aquisição do imóvel os gastos com as benfeitorias, o contribuinte também deve acrescentar os valores pagos pelas parcelas do crédito."

link: exame.abril.com.br

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Ariani Costa

Ariani Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 15:19

Marcos, boa tarde!

Sim, mas e o valor do empréstimo, devo infomar na aba Dívidas, mesmo informando o valor como acréscimo no imovel?

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 15:43

Sim, pois as despesas de benfeitorias sao acobertadas por notas fiscais e seu emprestimo junto ao banco de acordo com a Receita, entram nessa ficha, pois não foram feitos por alienação fiduciária – operação na qual o bem é dado como garantia, como é o caso do financiamento de carros e imóveis -, que são declarados na ficha de “Bens e Direitos”.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Guilherme Dorn

Guilherme Dorn

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 13 março 2017 | 15:47

Boa tarde Ariani,

No meu entendimento deveria ser feito o seguinte:

- Lançar o aumento do imóvel, no valor das parcelas que já foram pagas em 2016, na ficha Bens e Direitos com código de Benfeitorias. (Sugiro descrever detalhadamente a situação)
- Lançar o empréstimo, em Dívidas e Ônus Reais, informando o saldo devedor em 31/12/2016 e o valor pago em 2016 (mesmo lançado em Benfeitorias).

Resumindo, lançar nas duas fichas.

Att;
Guilherme Dorn

Livia Maia de Oliveira

Livia Maia de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 18:42

Boa Noite,

Tomei emprestado R$15.000,00 em 2016 de PF e quitei o empréstimo no mesmo ano. Como devo lançar? Porque estou colocando no campo divida e ônus reais, código 14, Situação 31/12/2015 = R$0,00, Situação em 31/12/2016 = R$0,00 (Pois paguei o empréstimo todo) e Valor Pago em 2016 = R$15.000,00, contudo quando solicito que verifique pendências indica como pendência a ausência de preenchimento do campo 1 (Situação em 31/12/2015). O que devo fazer?

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 09:51

Livia, ja tentou deixar o campo situação em 31/12/2015 sem valor nenhum nem 0?

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Andre

Andre

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 7 anos Domingo | 23 abril 2017 | 08:04

Prezados, quem pode me ajudar!

A. COMPRA DE IMÓVEL:

Eu e minha companheira adquirimos em 2016, imóvel residencial 100% financiado pela Caixa de Previdência PREVI.
O valor do imóvel foi de R$380 Mil e foi alienado fiduciariamente à Previ.
Minha companheira é a titular da Previ, mas o imóvel foi adquirido pelo casal, sendo assim o financiamento idem.

Questiono:
1. Sendo as declarações entregues em separado, como informar em cada declaração o imóvel e qual código?
2. O valor total do imóvel entra em bens e direitos dos dois?
3. O valor total da dívida entra em dívidas e ônus reais dos dois?

B. DEPENDENTE:

Meu ex - contador fez entrega de minha declaração por engano, uma vez que eu seria apresentado como dependente na declaração de minha companheira. O fato foi identificado na tentativa de envio da declaração da minha companheira que colocava-me como dependente. O sistema da RFB, no momento do envio, informava que o dependente deveria ser excluído pois já havia apresentado a declaração.

Questiono:
4. Existe a possibilidade de retificação de minha declaração já entregue informando que sou dependente da companheira que por sua vez, ainda não realizou a entrega?

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 25 abril 2017 | 14:20

Boa tarde!

Estou com dúvidas sobre imposto de renda de pessoa falecida em 2016.
1. A declarante tinha como dependente o esposo com doença grave e veio a falecer em 24/04/2016.
2. O dependente veio a falecer em agosto/2016.
3. A herdeira legítima é a única filha do casal.

- Como devo proceder visto que ambos (falecidos) receberam valores e tinham contas e investimentos em bancos?
- Declaro espólio da declarante com o esposo dependente e depois declaro o espólio do esposo passando tudo para a filha?

Por favor, peço a ajuda de todos.
Obrigada pela atenção.

Prezados Colegas, consegui solucionar minha dúvida.
Elaborei declaração de espólio para os contribuintes falecidos.
Agradeço a atenção.

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
SANDRO MARCELO FABRI

Sandro Marcelo Fabri

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Vendas
há 7 anos Quinta-Feira | 27 abril 2017 | 19:39

Boa tarde.

Estou com uma grande dúvida no preenchimento do meu imposto de renda este ano.

Meus pais são meus dependentes, acima de 65 anos.

Eles receberem um valor referente a uma indenização judicial paga pela Prefeitura referente a uma desapropriação de um terreno que eles receberam de herança, este valor foi dividido entre todos os herdeiros e pago em cheque cada parte a cada herdeiro (cheque depositado no banco)
Como devo lançar tudo isso na declaração 2017?

Desde já agradeço a ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.