x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.769

Balanço de Constituição

Paulo M. Vitorino

Paulo M. Vitorino

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 10:02

Bom dia a todos, sou novo no site e também estou iniciando agora como contador (técnico) e gostaria da ajuda de vocês sobre a seguinte questão:
Um cliente que abri a firma para ele mês passado, fevereiro está querendo participar de uma licitação e no edital estão pedindo Balanço de Constituição. Como estou em início de carreira, ainda não tenho nenhum programa (Software) contábil. Gostaria de saber se podem me instruir como é feito este balanço de constituição, se tem que encadernar.

Enfim,

Muito obrigado desde já!

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 10:07

Pam, segue instrução: o balanço de constituição, ou seja, balanço de abertura se trata do registro inicial de como a empresa, desde da injeção de capital até as obrigações e direitos atuais dela. Com segue abaixo.

LEVANTAMENTO PATRIMONIAL

O levantamento patrimonial deverá incluir todos os bens do ativo, o patrimônio líquido e as obrigações.

No ativo deverão ser inventariados: o dinheiro em caixa e em bancos, as mercadorias, os produtos, as matérias primas, as duplicatas a receber, os bens do ativo permanente, etc., incluindo-se os valores relativos á depreciação dos bens do imobilizado, como se tivessem sido contabilizados nos períodos anteriores.

No passivo deverão ser arroladas todas as obrigações e no patrimônio líquido o capital registrado e a diferença (devedora ou credora) do ativo menos o passivo exigível e capital social.

O prejuízo eventualmente apurado em levantamento patrimonial realizado não poderá ser compensado na apuração do lucro real, tendo em vista tratar-se de prejuízo meramente contábil.
O balanço nao tem a necessidade de encadernação, e como você ainda nao tem sistema próprio lhe indico fazer a estrutura do plano de contas em uma planilha de excel respeitando as regras e o plano referencial da receita federal. Logo a baixo voce adiciona um campo de assinatura para o contador no caso você e outro para o empresario.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.