x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 9.285

Alteração Capital Social

orivaldo qbar carvalho junior

Orivaldo Qbar Carvalho Junior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 11:43

Bom dia a todos,

Estou fazendo a algumas alterações no contrato social de uma empresa e tenho algumas duvidas:

1) A sociedade tinha 2 dois sócios e uma das alterações é a saida de um deles, a sociedade continuara pelo prazo de 180 dias ate a recomposição do quadro de sócios. O sócio que remanescente quer aumentar o capital social de R$20.000,00 para R$ 180.000,00, só que nao tem bens ainda integralmente pagos em seu nome. Podemos fazer essa alteração de capital constando esses R$ 160.000,00 que ele quer acrescentar, como Capital a Integralizar? Sim sim, como ficaria essa clausula de capital social, divisão de quotas, etc.

Gratos

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 11:56

Orivaldo Qbar Carvalho Junior ,

Poder pode, mas se ele citar, por exemplo, que vai ser em meses, e em 180 dias você transformar a empresa em EIRELI, o capital deverá ser integralizado.

No caso de continuar como LTDA, sem problemas.

Qualquer duvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 16:23

Orivaldo, boa tarde

Perfeita a colocação do nosso colega Decio.

Apenas complementando que apesar da condição unipessoal já responsabilizar o único sócio participante, após o prazo de 180 dias, se a sociedade não for regularizada, fica oficializada a responsabilidade ilimitada, uma vez que unipessoalidade é condição com prazo limite previsto e não tipo jurídico.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
orivaldo qbar carvalho junior

Orivaldo Qbar Carvalho Junior

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 23 março 2017 | 17:59

Fernando / Décio,

como eu poderia constar essa clausula no contrato social alterado? Fiz como abaixo descrito, está correto?

Alteração Contrato
=====================================================================================================================
III – DA ALTERAÇÃO DO CAPITAL SOCIAL

O Capital Social que era de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), passa a ser de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) representado por 180.000 (cento e oitenta mil) quotas de capital, no valor unitário de R$ 1,00 (um real), cujo aumento é totalmente subscrito e será integralizado no prazo de cinco anos, e podendo ser em bens ou em moeda corrente do país, pelo único sócio remanescente ou por entrada de novo sócio.

SÓCIOS QUOTAS VALOR
XXXX 180.000 R$ 180.000,00
Total 180.000 R$ 180.000,00

Parágrafo Único – A responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
=====================================================================================================================


Contrato Consolidado
=====================================================================================================================
CLÁUSULA 5ª – O capital social é de R$ 180.000,00 (cento e oitenta mil reais) divididos em 180.000 (cento e oitenta mil) quotas, no valor nominal de R$ 1,00 (um real) cada uma, totalmente subscrito a ser integralizado da seguinte forma:

SÓCIOS QUOTAS CAPITAL INTEGRALIZADO QUOTAS CAPITAL A INTEGRALIZAR VALOR EM R$
XXXX 20.000 160.000 R$ 180.000,00
Total 20.000 180.000 R$ 180.000,00

A integralização do Capital a Integralizar dar-se-á pelo sócio remanescente ou pela admissão de outro que venha a fazer parte da sociedade, podendo ser em Bens livres e desembaraçados ou em moeda corrente do País, no prazo de até 5 (cinco) anos a contar da data de assinatura da presente Alteração Contratual.
=====================================================================================================================

dessa forma está correto ?

No aguardo,




Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 24 março 2017 | 07:26

Orivaldo, bom dia

Você irá transformar em EIRELI?

Caso sim, a lei não permite capital a integralizar, o valor deverá ser integralizado no ato.

Caso contrário, entrando um sócio, pode ser feito.

Eu simplificaria a cláusula, exemplo:

"O capital social que era de R$ xxx (xxxreais), fica elevado para R$xxx(xxx reais), representados por xx (xx) quotas de R$1,00 (um real) cada uma. A elevação de R$yyy (yyyreais) é realizada pelos sócios, sendo R$yyy (reais) pelo SOCIO A, R$zzz (zzzz reais) pelo SOCIO B mediante integralização, neste ato, em moeda corrente do país."

Apenas estruture a cláusula para sua realidade.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Jeferson K. Oikawa

Jeferson K. Oikawa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 3 janeiro 2018 | 17:20

Estou com um caso parecido, de transformação de uma sociedade LTDA para EIRELI, para isso os sócios vão aumentar o capital de R$50.000,00 para R$ 100.000,00. São dois sócios sendo que cada um possui 25.000 quotas de R$ 1,00 cada. Um dos sócios sairá e cederá suas quotas ao remanescente e o sócio remanescente alem de receber a cota do outro, irá integralizar mais 50.000 quotas de R$ 1,00 cada em moeda corrente.

Se puderem me ajudar, estou com dificuldade em construir o texto do contrato, principalmente no que tange ao recebimento e aumento de capital do sócio remanescente.

Jeferson K. Oikawa
Bruna

Bruna

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Tributário
há 6 anos Quinta-Feira | 25 janeiro 2018 | 11:45

Prezados,

tenho uma situação parecida no qual o capital ficou a integralizar.

como fica a redação de quando eu estiver integralizando este valor.


Obrigad,a

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.