Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 602

Novas normas para registro de empresas

LEONARDO GASPARINI

Leonardo Gasparini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 30 março 2017 | 15:47

Prezados amigos.

A partir de 02/05/2017 entrarão em vigor algumas modificações quanto ao registro de empresas. Conforme a "Instrução Normativa DREI nº 38 - Retificação" em seu Anexo II (Manual de Registro de Sociedade Limitada) , em seu "Item 1.2.7 - Impedimentos para ser sócio", há a informação de que "Os cônjuges casados em regime de comunhão universal de bens ou de separação obrigatória, não podem contratar sociedade, entre si ou com terceiros".
Ao pé da letra, entendi que quem é casado sob esse tipo de regime, não mais poderá abrir um negócio neste tipo de natureza empresarial. Ou entendi de forma incompleta? Alguém sabe algo a respeito?

Entendo que várias pessoas, para fugir da responsabilidade de arcar com seus bens pessoais em execuções de dívidas com credores no caso de terem empresa sob natureza "Empresário Individual", optam por constituir Sociedade Limitada (ou até uma EIRELI) , justamente por limitar a responsabilidade do proprietário exclusivamente ao patrimônio da pessoa jurídica, protegendo assim, seu patrimônio pessoal. Isso é prática comum.

Então por exemplo, eu, casado sob regime de comunhão universal, não poderei abrir uma empresa limitada com outra pessoa? Não é meio exagerada este item da referida IN?

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 abril 2017 | 16:14

Leonardo Gasparini
Boa tarde!

Entendo da mesma forma que você sobre a vedação para constituição de sociedades para aquele cônjuge sob regime universal de bens.

Restando apenas, caso deseje obter a proteção jurídica das sociedades optar pela constituição sob a forma de Eireli.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.