x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.314

Alteração de MEI para Sociedade Simples

William Braz dos Santos

William Braz dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 22:43

Boa noite pessoal

Estou com uma dúvida: Sou um MEI e gostaria fazer o processo de transformação para sociedade simples ltda, já que estou inserindo um novo sócio.
Pesquisando sobre, encontrei apenas o processo de transformação em sociedade empresária ltda, com registro na Junta Comercial.
Como devo proceder para transformar a MEI em sociedade simples ltda, com registro civil em cartorio? Isso é possível? Ou só tenho a opção de transformar em sociedade empresaria?

Obrigado
William Braz dos Santos

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 07:51

Bom dia Willian.

Primeiro: saia do MEI. Faça o pedido no Portal do empreendedor e diga que é porque a empresa aceitará um novo sócio.

Só que há um detalhe: você terá que recalcular todos os impostos de janeiro até agora como se a empresa fosse do Simples. Lembrando que é sair do MEI e não do Simples.

Depois você fará uma Viabilidade para o novo nome da empresa (acredito que ai em SP terá que faze-la também para fins de atualização no CCM).

Vão ser 4 processos na Junta: da inscrição do IE com um novo Nire e depois a transformação do IE e a criação da sociedade empresaria.

Feito isso você fará uma alteração transformando a empresa em sociedade simples. Nisso já se pede a transferência para o Cartorio.



att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
moises

Moises

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 17:14

Nobre Colega , vi que você tem um bom entendimento do assunto estou com a seguinte situação tenho um cliente Sociedade Empresaria Ltda Registrada Na Jucemg-MG , que gozava de um beneficio junto a prefeitura de recolher o ISS Anual de seus sócios e não recolher sobre seu faturamento. Nisso recebemos uma notificação do desenquadramento deste beneficio por se tratar de uma sociedade empresaria ltda registrada na Junta comercial. Obtive a seguinte orientação junto a prefeitura que caso quisesse enquadrar novamente neste beneficio seria necessário transformar de sociedade empresaria ltda para sociedade simples pura com registro no cartório e que uma vez fazendo isso não poderia me manter no simples nacional a tributação seria pelo lucro presumido . há Sociedade é composta por profissionais medicos Se puder me ajudar ficarei grato 1º) è possível transferir ela da junta Comercial para cartório ? 2º) não poderei me manter no simples nacional ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.