x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 531

falta de emissão de nota de saída

Adriano

Adriano

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Domingo | 7 maio 2017 | 13:28

Boa tarde a todos,

um cliente me procurou afim de regularizar a situação de sua empresa, visto que o mesmo está enquadrado no simples nacional desde 2015 e nunca efetuou uma nota de venda, pois, o antigo contador assim o aconselhou. no entanto, o mesmo efetuou compra no cnpj da empresa desde o ano de 2015 e agora tem um estoque que beira os 300.000,00.

Minha dúvida agora seria qual o melhor caminho a ser tomado, visto que enfim o empresário viu a necessidade de manter sua atividade dentro das normas legais.

1º Seria o caso de baixar esta empresa? E no caso do estoque como faria? não poderia ser questionado?

2º E no caso de abrir uma nova empresa para fazer tudo dentro das normas, o que faria com estoque existente.

obs. a atividade do cliente é o Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns.
Tirei a certidão da empresa em todos os órgãos e está tudo ok.


Obrigado amigos pelo auxílio.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 13:52

Prezado Colega;
Sei que precisa de ajuda, mas apesar de explicar bastante a situaçao, e dificil de lhe darmos uma orientaçao adequada, visto que pelas informaçoes , sao insuficientes, pois o cliente, pode nao ter lhe passado as informaçoes corretas, e dai voce e nos cairmos em digamos Fria, isto porque , se ele abriu uma empresa do simples e nunca emitiu NF. nem cupom, e tem um estoque comprado , sera que com NF ou nao e tambem no CNPJ ou no CPF dele, entende, fica dificil lhe dar uma orientaçao legal. Voce diz que tirou as certidoes e estao limpas, isto talves se de ao fato dele sempre ter declarado Inativa, entende. Na verdade quem poderia lhe dar a luz do tunel era o ex contador, inclusive quanto a personalidade do cliente e porque dessa situaçao, se ele tirou ou foi despachado pelo outro contador, alguma coisa tem de dificil soluçao, e talves lhe traga muita dor de cabeça e honorarios que e o nosso objetivo , nada, as vezes ja saiu do outro por isso. Ja atuo em contabilidade ha 50 anos, e ja escutei muita historia de cliente e de contador, cada um conta do jeito que melhor lhe aprouver no momento, a verdade so aparece posteriormente, mas ai o pepino ja vai ser seu, acautele-se, fazendo um contrato de prestaçao se serviços se resguardando ao maximo, e expondo que sua responsabilidade e tendo por base o que lhe foi informado, se possivel por escrito, e nos atos a partir daquela data.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Adriano

Adriano

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 17:22

Manoel Luiz Ribeiro Silva,

Agradeço pela orientações.

Quanto ao cliente notei um interesse do mesmo em regularizar a situação da empresa. Neste caso não seria ele fazer uma declaração espontânea ao fisco e sofrer as sanções pertinentes, haja visto que é um minimercado que iniciou suas atividades em 2015.

Obrigado

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 24 maio 2017 | 17:41

Adriano
Voce e Contador? , ou sempre trabalhou na area mas nao tem experiencia de fazer a contabilidade num conjunto todo, esse problema tem soluçao e essa que voce falou e uma boa, mas acredito que tenha uma melhor, porque ate entao aparentemente ele nao teve probema, mas e como eu disse, esta estranha as Estorias, um contador experiente lhe dara uma outra soluçao melhor, pois existe, so nao posso lhe orientar pois e contra as regras do forum.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.