Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 8.989

Contabilização das compras de mercadorias: ativo circulante

Érica

Érica

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Quinta-Feira | 11 maio 2017 | 20:39

Pessoal, boa noite.

Estou começando a fazer lançamentos contábeis de uma empresa do Simples Nacional que compra mercadorias para revenda e cuja atividade é Comércio Varejista (Mercado).
Ela compra mercadorias diariamente e adota o sistema de inventário periódico (no final do ano que ela envia para contabilidade, com posição em 31/12/xxxx o estoque final das suas mercadorias (Inventário).

Agora estou com um questionamento para lançar as compras:
No momento das compras de mercadorias c/ as notas de entradas eu contabilizo na Conta COMPRAS classificado no grupo Custo de Mercadorias Vendidas e no final do ano transfiro o valor para conta estoque (no ativo circulante)?
Ou contabilizo todas as compras individualizadas na conta estoque (ativo circulante) e no final do ano em 31/12/20xx eu faço um lançamento do custo das mercadorias vendidas
D CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA (CR)
C ESTOQUE DE MERCADORIAS (AC)

Estou perguntando, pois essa empresa rescindiu a contabilidade e como ela não envia o relatório do inventário mensal o resultado do exercício ficará sem a apropriação do custo da mercadoria, pois o estoque final só se faz no final do ano e porventura o lucro ficará alto por conta da falta da contabilização do custo da mercadoria vendida.

Na prática contábil , como vocês trabalham? Se puder me ajudar fico imensamente grata.

João Paulo Guedes do Nascimento

João Paulo Guedes do Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 12:26


Boa tarde Erika,

Eu faria da seguinte maneira:

1. Nas compras


D - Estoque
C - Fornecedores

2. Pelo inventário no final do ano, lança a diferença para custo.

D - CMV
C - Estoque

Espero ter ajudado.

Abraços.

Pra chegar onde ninguém chegou é preciso fazer coisas que ninguém fez!
Érica

Érica

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Sexta-Feira | 12 maio 2017 | 15:30

João Paulo Guedes do Nascimento, obrigada pela orientação.

Porque se eu for imprimir o balancete de verificação mensal o resultado do mês ficará alto por conta de não estar com a apropriação das compras no período.
Ou seja, vai demonstrar uma realidade que não é, pois parte das mercadorias foram vendidas e viraram custo...

Fiquei nesse impasse..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.