Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 8.465

MEI emissão de nota e movimentação bancaria

luciano canobre

Luciano Canobre

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Informática
há 6 anos Sexta-Feira | 19 maio 2017 | 11:02

Bom dia a todos do fórum.

minha duvida é a seguinte
Sou MEI emito todo mês uma nota de 5000,00 como prestação de serviço, mas somando com outros serviços que tenho(não emito nota), chega perto dos 10.000,00 com essa movimentação em minha conta sou obrigado a fazer imposto de renda o ano que vem ?

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 19 maio 2017 | 11:40

Luciano, existe um programa chamado e-financeira, que a cada 6 meses envias a movimentação financeira, para o BACEN e RFB começou em 2016.por esse sistema, é provável q muitas pessoas serão rastreadas.. Pessoa física 2 mil e pessoa juridica 6 mil de movimento por mes. Isso é novidade. cabe a cada um tomar a decisão. O problema maior, é que a RFB sempre notifica quase perto da prescrição (5 anos)

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Marcos Roberto da Silva Pereira

Marcos Roberto da Silva Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 19 maio 2017 | 12:46

Olá Luciano!

Complementando a resposta do Agnaldo é importante, mesmo sendo MEI, que a pessoa jurídica tenha uma conta corrente própria para a atividade profissional, não se misturando o que é da "empresa" e o que é "pessoal".

Não sei se já pensou nisso, mas poderia fazer retiradas mensais através de pró-labore.

Creio que possa evitar este tipo de problemas e melhorar a gestão empresarial!

FELIPE BURATI SCHIMIDT

Felipe Burati Schimidt

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 10 agosto 2017 | 10:40

Bom dia Nobres Colegas.

Tenho uma dúvida quanto a emissão de notas empresa MEI quando a venda é virtual, ou seja pela internet. Portanto o produto será enviado pelo correio ou transportadora. Sou obrigado a emitir mesmo sendo MEI? Existem transportadoras que não levam sem a nota, posso emir a nota fiscal on line da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, ou vou precisar mandar a nota NF-E?

Obrigado desde já.

Thayná Aparecida Cunha Brandão

Thayná Aparecida Cunha Brandão

Bronze DIVISÃO 4, Controller
há 6 anos Quarta-Feira | 18 abril 2018 | 17:10

Olá!
Acho o meu caso meio complicado, talvez pra mim, mas alguém com mais experiência, creio que consegue clarear a minha mente.

Trabalho num escritório contábil há 3 anos e uns 2 meses depois que entrei nesse escritório eu abri uma MEI no meu nome para que minha mãe pudesse trabalhar em casa após ser demitida depois da recuperação de um acidente no percurso casa-trabalho.
Tenho minha conta pessoa física no Banco do Brasil onde só recebo meu salário, comissão de certificado digital e pagamento simbólico da autoridade de registro.
Tenho minha conta pessoa jurídica (MEI) no Itaú onde todos os clientes fazem depósitos e transferências referente o serviço da minha mãe.

Ela só trabalha com consumidor final, pois faz kit festas, bolo, doces, salgados, etc. Fiz a soma dos extratos consolidados de 2017 e o faturamento somente na conta bancária foi de cerca de $83,850,00.

Tenho dúvidas de por exemplo: não emito nota pela não obrigatoriedade, mas somente por essas movimentações bancárias a RFB tem como confiscar e ver que ultrapassei o limite? Isso implica em algo no meu IR Pessoa física? Isso me prejudica em alguma forma por eu ser funcionária em outra empresa?

Queria tentar regularizar tudo isso pra não ter problemas futuros.

Obrigada :D

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 18 abril 2018 | 17:48

Thayna, é possível sim isso que você falou. hoje existe uma ferramenta - e financeira, onde os bancos informam a movimentação financeira para RFB. No entanto, particularmente eu acredito que o foco ainda não é o MEI. Eu não estaria preocupado. apenas atentar para esse valor não continuar subindo acima do limite Também cuidarm com as compras de mercadoria para o MEI, caso ocorram mcom nota fiscal. As pessoas preocupam-se com as vendas e esquecem que as entradas também são indicativos do estouro.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.