x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 40

acessos 226.364

Baixa de bens do Ativo Imobilizado

helbert horta

Helbert Horta

Bronze DIVISÃO 3, Técnico
há 13 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 15:28

Estou com duvidas...
Tenho uma empresa em que a atividade principal dela é Locação de Veiculos com ou sem condutor".
Neste mes estou vendendo 30 veiculos e estou com um lucro de R$ 100.000,00.
Pergunto:
Eu tenho que poagar PIS e COFINS sobre este ganho ou somente o IR e CSLL?

LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 28 julho 2010 | 18:37

Olá, boa tarde.

Uma empresa tem a seguinte atividade : aluguel de imóveis próprios e compra e venda de imóveis próprios.

Tem alguns imóveis registrados no ativo imobilizado. Agora quer vendê-los. Pagará 15% a título de ganho de capital (valor registrado do bem menos a depreciação acumulada).

Poderia transferir esses bens para o Ativo Circulante? Caso positivo, em que rubrica / conta ? E a tributação seria menor, certo? 1,2% de IR, 1,08% de Contrib. Social, 3% de Cofins e 0,65% de Pis.

Qual a base legal para isso?

O proprietário-contador entende que como o imóvel não será mais destinado a manutenção da atividade da empresa, poderia transferi-lo para o Ativo Circulante, por exemplo, para a conta Estoques e em seguida vendê-lo.
A tributação seria menor.

Mas acho estranho a operação.

Grato,

Luís


Fabiane Ferreira Gonçalves

Fabiane Ferreira Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 29 julho 2010 | 10:46

Tenho dúvidas sobre baixas de ativos imobilizado.
Qual a correta contabilização e quais são os documentos necessários que validam fiscalmente a baixa de ativos imobilizados nas seguintes situações:

- Sucata
- Obsoletos
- Quebrados
- Roubo
- Não identificados em inventário físico.

Grata pela ajuda.
Fabiane

Adriana Aureliano Ribeiro

Adriana Aureliano Ribeiro

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Financeiro
há 13 anos Segunda-Feira | 16 agosto 2010 | 14:41

Boa tarde Saulo!

Tenho uma duvida em relação a venda de ativo, de uma empresa que é holding familiar, onde ela construiu casas e agora vai vende-las, a tributação será em cima do ganho, correto? Mediante a isso, recebemos um sinal na assinatura do contrato e um terreno como forma de pagamento, e restante será financiado. como devo fazer os lançamentos contábeis? E baixa do ativo, pois temos o terreno e também uma conta onde o que foi gasto nas obras está lançado nela, e a usamos para acharmos o custo unitário.
Grata
Adriana

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 16:00

Saulo bom dia!

Estou tendo um problema com relação a perda de capital.

O caso aqui é simples, porem está dando uma diferença no meu faturamento correspondente ao valor da depreciação.

Vou expor melhor o caso.

O bem entrou na empresa e saiu (vendido) 1 dia depois. Foi pago 130.000,00, porem ele foi vendido por 120.000,00.

Temos:

D- Banco
C- Ganhos/perdas de capital - 120.000,00

D- Ganhos/perdas de capital
C- Maquinas Industriais (Imobilizado) - 130.000,00
(baixa do bem no imobilizado)

D- (-)Depreciação
C- Ganhos/perdas de capital - 72,22

Temos uma perda de Capital no valor de R$9.927,78

Porém na hora de conferir o faturamento, consta a diferença de 72,22.
Minha pergunta é:

Meu raciocinio está correto e a diferença é algum erro no sistema, ou existe alguma outra forma de se conferir o faturamente usando o Ganhos/perda de capital e a depreciação?

Desde ja,

Grato

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 13:53

Prezado(a) "Jundsoft"


Por gentileza, edite seu perfil e nele coloque seu nome pessoal, conforme dispõem as Regras do Fórum.

Enquanto esta atitude não for tomada este tópico permanecerá fechado.


Obrigado pela atenção

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 13:56

Boa tarde, Fábio


Discordo de sua opinião.

Se por acaso certa empresa aproveitar o ICMS sobre o imobilizado, considerando que o valor do tributo a compensar foi extraído de seu valor bruto, logicamente a depreciação será calculada sobre o valor líquido do bem.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.