x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.204

ECD - Lucro Presumido - Obrigatoriedade

Ricardo Frazatti

Ricardo Frazatti

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 maio 2017 | 14:10

Boa tarde,

No manual da ECD diz que apenas as empresas do lucro presumido que optarem pelo livro caixa não estão obrigadas a entregar a ECD, o restante sim.

Porém, se quisermos atender tanto a legislação tributária como a societária, precisamos entregar a ECD de todas as empresas do lucro presumido, pois essa última legislação diz que todas as empresas devem fazer contabilidade.

Espero ter ajudado.

Adriano Roberto Leite

Adriano Roberto Leite

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 maio 2017 | 10:34

para o ano calendário 2016 com relação ao lucro presumido temos o seguinte:

As pessoas jurídicas obrigadas a entregar a ECD do ano-calendário 2015 são:

II - as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido, que distribuírem, a título de lucros, sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), parcela dos lucros ou dividendos superior ao valor da base de cálculo do Imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita; e

Para o ano-calendário 2016, também estarão obrigadas:

II - as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido que não se utilizem da prerrogativa prevista no parágrafo único do art. 45 da Lei nº 8.981, de 1995.


Lei nº 8.981 de 20 de Janeiro de 1995
Altera a legislação tributária Federal e dá outras providências.
Art. 45. A pessoa jurídica habilitada à opção pelo regime de tributação com base no lucro presumido deverá manter:
I - escrituração contábil nos termos da legislação comercial;
II - Livro Registro de Inventário, no qual deverão constar registrados os estoques existentes no término do ano-calendário abrangido pelo regime de tributação simplificada;
III - em boa guarda e ordem, enquanto não decorrido o prazo decadencial e não prescritas eventuais ações que lhes sejam pertinentes, todos os livros de escrituração obrigatórios por legislação fiscal específica, bem como os documentos e demais papéis que serviram de base para escrituração comercial e fiscal.
Parágrafo único. O disposto no inciso I deste artigo não se aplica à pessoa jurídica que, no decorrer do ano-calendário, mantiver livro Caixa, no qual deverá estar escriturado toda a movimentação financeira, inclusive bancária.

Adriano Leite
[email protected]
Telefone/Whatsap (11)99192-2112

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.