x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 989

Código Tributário

Francismary Breda Nunes Gasparoni

Francismary Breda Nunes Gasparoni

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 14:10

Prezados Colegas, boa tarde!

Estou precisando dos comentários sobre o Art. 100 do Código Tributário Nacional. Alguém poderia me ajudar, por favor!???

Desde já muito obrigada a todos!

Francis.

Francismary Breda N. Gasparoni
Contadora
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 09:28

Francismary,

Não sei se entendi bem o que quer, mas vamos lá.

A doutrina jurídica determina que há fontes principais do Direito e fontes secundárias. As leis (ordinárias, complementares), medidas provisórias, decretos etc. pertencem ao primeiro grupo; instruções normativas, atos declaratórios, portarias são exemplos do segundo grupo, listados no art. 100 do CTN como normas complementares.

A diferença entre os dois grupos é que enquanto as fontes principais inovam, criando ou alterando o cálculo de tributos, as fontes secundárias apenas representam orientações dadas pelas autoridades tributárias quanto a algum procedimento que os contribuintes devem tomar, e que talvez não tenham sido claros na lei que os estabeleceu.

Exemplo: apesar da cobrança do imposto de renda da pessoa física e pessoa jurídica ser amparada no Decreto 3.000/99 - Regulamento do Imposto de Renda, todos os anos a Receita Federal elabora uma Instrução Normativa disciplinando a data em que deverá ser entregue, aprovando o programa gerador e/ou formulários pelos quais deverá ser entregue a declaração anual, listando para quem há a obrigatoriedade de apresentação etc.

Fala-se também na adoção das práticas reiteradas proferidas pelos tribunais como uma fonte secundária do Direito. A chamada jurisprudência, pode ser editada e unificada pelos tribunais de forma resumida. É o caso dos Enunciados do Tribunal Superior do Trabalho.

Não sei se é o caso de algum trabalho acadêmico, mas indico a leitura de algum livro sobre Direito ou Contabilidade Tributária para saber mais sobre esses e outros assuntos relacionados ao CTN.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial
Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 4 agosto 2009 | 19:11

Ok

Só lembrando que você deve dar os respectivos créditos, em caso de citação.

Abraços!

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.