x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.288

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 15:07

Boa tarde, Ânderson


Embora eu não queira abordar o mérito da questão de contabilidade completa versus a escrituração simplificada do livro caixa abrangendo toda a movimentação financeira (caixa e bancos), é imprescindível mencionar que a contabilidade completa (lançamentos contábeis, Balanço Patrimonial, DRE, Livro Diário e Livro Razão, no mínimo) é obrigatória, conforme ordena o Código Civil, em seus artigos 1.179 a 1195, de modo que as técnicas contábeis pertinentes a isto basicamente são encontradas na Res. CFC 563/83.

É importante observar que a Legislação Fiscal não tem competência hierárquica no sistema legislativo para contradizer os preceitos do Código Civil.

Quanto à sua dúvida, recomenda-se utilizar um livro somente para o caixa em espécie e outro(s) livro(s) para cada conta bancária.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.