x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.300

Depreciação NF

Wilton do Espirito Santo

Wilton do Espirito Santo

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 14:39

A minha dúvida é referente a nota fiscal.

Em uma determinada nota fiscal é comprado 5 equipamentos, 4 no valor de 1.000,00 e um no valor de 200,00 o total da NF é 4.200,00

Devo fazer a depreciação pelo valor da NF 4.200,00 ou devo pegar os 4 equipamentos que dão o valor de 4.000,00?

Outra dúvida é que na tabela de taxa de depreciação, tem um tempo estimado de vida útil, é este tempo estimado que eu devo considerar para qualquer depreciação que eu fizer?

Grato, pois tenho algumas dúvidas sobre depreciação.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 16:01

Boa tarde, Wilton


Talvez minha resposta não seja conclusiva porque você não citou a natureza destes produtos adquiridos, ou seja, se o segundo objeto faz parte ou não do primeiro, ou se eles são independentes e de utilidade distinta.

Tenha em mente que devem compor o custo do Ativo Imobilizado todos os custos necessários para se colocar o objeto em funcionamento (valor do bem, impostos irrecuperáveis, seguros, desembaraçamento alfandegário, fretes, custos de instalação, etc., exceto os custos financeiros advindos do financiamento).

Por outro lado, se os produtos em questão forem diferentes e independentes entre si, cada qual ocupará a respectiva conta e a depreciação obedecerá a tabela emitida pela Receita Federal.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Wilton do Espirito Santo

Wilton do Espirito Santo

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 16:25

Boa tarde Ricardo e obrigado por responder. Todos os produtos da nota fiscal tem a ver com a prestação de serviços da empresa, a única diferença entre os produtos são as quantidades. uns produtos eles compram de muito e outros produtos compram de pouco, mas todos eles para serem utilizados na prestação do serviço.

Grato e tenha uma boa tarde.....

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 16:39

Caro Wilton:


Observe que eu falei de máquinas e equipamentos do ativo imobilizado, bens estes que são utilizados exclusivamente para a empresa executar seus serviços.

Por exemplo, uma serralheira utiliza morsa, esmerilhadeira, chaves sextavadas, soldador, etc. Estes produtos que citei, sim, fazem parte do Ativo Imobilizado que é utilizado para criar os objetos de serviço que a empresa oferece: portões, grades, balcões, etc., que são feitos a partir de lambril, metalon, chapas, etc., e estes produtos são "insumos" ou "matéria básica", ou seja, um material de consumo que fará parte do "Custo dos Serviços Prestados".

Deste modo, tome cuidado para não confundir o Ativo Imobilizado (máquinas) com a matéria básica (o mesmo que matéria prima), conforme meu raciocínio do parágrafo anterior.

Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.