Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 8.451

Depreciação Predial, Despesas ou Custos?

MARCOS ALVES MARQUES

Marcos Alves Marques

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 16:52

PREZADOS
Boa tarde!!!

Estou fazendo um levantamento de Custos na empresa onde trabalho "industria" e me surgiu a seguinte dúvida sobre custos:

A parcela de depreciação referente ao prédio e instalações são custos de produção via depreciação?

Ex. Um prédio construído para produção de doces ficou o valor de 1 milhão x 4% a.a. = 40.000000 / 12 = 3.333,33 a.m.

Do Rateio:

Opto por fazer o rateio por m²

Vamos dizer que são 3 setores produtivos e área administrativa distribuída da seguinte forma de uma área de 1200 m²:

Setor Produtivo 1 - 250 m²
Setor Produtivo 2 - 300 m²
Setor Produtivo 3 - 350 m²
Administrativo - 300 m²

Então teríamos o seguinte valores aproximados de rateio:

Setor Produtivo 1 - R$ 695,00 - Custo
Setor Produtivo 2 - R$ 834,00 - Custo
Setor Produtivo 3 - R$ 973,00 - Custo
Administrativo - R$ 834,00 - Despesa

Esta correta a minha interpretação?

Outra coisa, como eu já considerei a depreciação, como fica o tratamento dos gastos com "MANUTENÇÃO PREDIAL" ex. gastos com materiais de construção, mão-de-obra com Pedreiros e etc. Estes são contabilizados no mês que incorreram com "DESPESA" independente se foram usados para setor produtivo ou não???

No Caso se for uma ampliação/grande reforma de valor relevante, neste caso será necessário reavaliar o custo predial e recalcular a depreciação?

Indo mais a frente, pensando na formação do preço do produto.

Preciso computar tanto a depreciação quanto a manutenção predial de conservação do prédio??

Espero ter me expressado bem!!

Aguardo a colaboração dos colegas!

Atenciosamente,

Marcos

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 22 junho 2017 | 10:33

Olá Marcus!!! Tudo bem???

Analista de RH calculando depreciação? ??? Brincadeira.... rsrsrs.

Vamos por partes.

Setor Produtivo 1 - R$ 695,00 - Custo
Setor Produtivo 2 - R$ 834,00 - Custo
Setor Produtivo 3 - R$ 973,00 - Custo
Administrativo - R$ 834,00 - Despesa

Esta correta a minha interpretação?

Concordo com seu raciocínio sobre a forma de rateio, não está errado.

Outra coisa, como eu já considerei a depreciação, como fica o tratamento dos gastos com "MANUTENÇÃO PREDIAL" ex. gastos com materiais de construção, mão-de-obra com Pedreiros e etc. Estes são contabilizados no mês que incorreram com "DESPESA" independente se foram usados para setor produtivo ou não???

Manutenção é despesa, pois ela é necessária para a preservação da vida útil inicial estimada para o bem.

No Caso se for uma ampliação/grande reforma de valor relevante, neste caso será necessário reavaliar o custo predial e recalcular a depreciação?

Ampliações podem e devem ser incorporadas ao valor do patrimônio. Exemplo, se o depósito da fábrica possui 100m² e a empresa decide ampliar para 120m², todo este custo incorrido poderá ser ativado.
Reformas precisam de um pouco mais de atenção. Digamos que a empresa decide trocar o telhado de toda a fábrica por um telhado de maior qualidade. Então é recomendável que seja feito a baixa do valor do telhado velho para só então poder incorporar o telhado novo. Entende? Substituições podem ser ativadas, desde que o custo do item obsoleto seja baixado... sempre.

Indo mais a frente, pensando na formação do preço do produto. Preciso computar tanto a depreciação quanto a manutenção predial de conservação do prédio??

Evidente que sim. O preço de venda deve suportar todos os custos fixos e variáveis inerentes à produção, bem como as despesas comerciais, administrativas, financeiras e o mais importante... a margem de lucro.

Espero ter ajudado.

Abraços e bom trabalho!

MARCOS ALVES MARQUES

Marcos Alves Marques

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 7 agosto 2017 | 08:53

Prezado Maurício, bom dia!

Grato pela atenção

Pois é analista de RH que faz contábeis kkk, vamos dizer que estou em momento de transição de profissão. Terminei a Facul em julho deste ano.

Ampliações podem e devem ser incorporadas ao valor do patrimônio. Exemplo, se o depósito da fábrica possui 100m² e a empresa decide ampliar para 120m², todo este custo incorrido poderá ser ativado.
Reformas precisam de um pouco mais de atenção. Digamos que a empresa decide trocar o telhado de toda a fábrica por um telhado de maior qualidade. Então é recomendável que seja feito a baixa do valor do telhado velho para só então poder incorporar o telhado novo. Entende? Substituições podem ser ativadas, desde que o custo do item obsoleto seja baixado... sempre.

Gostei dessa sua colocação acima!

Atenciosamente,

Marcos Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.