Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 3.909

Feriado e domingo trabalhado, recebo 100%??

Thalis Caique

Thalis Caique

Iniciante DIVISÃO 3, Telemarketing
há 6 anos Domingo | 25 junho 2017 | 16:01

Boa tarde, vou explicar minha situação para que se possível possam me ajudar e tirar minhas dúvidas.

Tenho 2 trabalhos com escala 6x1 e trabalho nas 2 empresas em horários diferentes.

1- Telemarketing empresa de TV e internet- quando entrei disseram que seria escala 6x1 de 6h por dia (20 minutos de lanche), mas desde o inicio eu e todos os outros atendentes sempre tivemos de 6-9 folgas (ia de acordo com a vontade do supervisor, quando estava afim ou não), alguns são atendentes contratados da própria empresa e outros são de uma empresa terceirizada. Quando nós da empresa estamos escalados no feriado recebemos o dia trabalhado 100% (até ai ok), já a terceirizada recebe como folga extra (além das folgas que estão na escala) então as vezes chegam a folgar 10-11 dias (dependendo da quantidade de feriados) folgando a mais do que os outros (pois não recebem 100% do feriado), porém o domingo eu e nem ninguem nunca recebemos como 100% isso está correto? e as folgas a mais que temos na escala, nunca foi justificado que era devido ao domingo ou feriado, até mesmo pq os atendentes da terceirizada recebem as folgas extras de feriado.

O que está errado e o que posso fazer para cobrar caso esteja errado?


2 - Auxiliar de telemarketing - nessa entrei tem 2 semanas, colocaram essa nomenclatura na carteira porém estou vendendo reservas de hotel através de: telefone (hibrido), facebook, emails e pessoalmente. Explicaram que a escala é 6x1 horário de 8:00 às 17:00 (1 de almoço) e sábados e domingos alternados, sendo o sábado ou o domingo meio período ( 08:00 as 12:30 ou 12:30 as 17:00), porém disseram que os domingos e feriados trabalhados não é pago 100% ou dado em folga, pois é escala 6x1 de hotelaria e 2 colegas que entraram junto comigo, tiveram que trabalhar 12 dias para poderem tirar a 1º folga (começamos a bater ponto digital 7 dias depois de iniciar), disseram que hotel pode dar a primeira folga em até 13 dias depois de iniciado, ISSO EXISTE?? sendo que logo no inicio trabalhamos sábado E domingo INTEGRAL (08:00 às 17:00) e somente eu tive uma folga na segunda logo depois do domingo, porém argumentaram que pq eu folguei na segunda teria que trabalhar sabado TAMBÉM integral.

Minhas principais dúvidas são: a assinatura da carteira abrange as funções que estou fazendo? hotelaria não precisa pagar domingo e feriado como 100% ou folga extra?? o que eles exigiram das primeiras 2 semanas está correto?

OBS: o hotel pegou minha carteira dia 13/06 (primeiro dia de trabalho) porém até agora não a entregaram.

estou com muitas dúvidas, eu sei, porém apesar de emprego estar dificil não quero ser explorado e receber menos por isso, sou uma pessoa justa que só quero fazer e receber o certo.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 26 junho 2017 | 07:15

Thalis, bom dia.
Com relação as dúvidas

1 - Independentemente do inicio das atividades, o trabalhador tem direito de descansar no sétimo dia de trabalho, se o feriado cair no dia de trabalho, você terá direito ao descanso, caso contrário pagto em horas extras de no MINIMO 100% (precisa verificar a convenção coletiva de trabalho/sindicato, isso porque em algumas categoria o percentual é maior).

2 - Com relação a sua carteira de trabalho, você precisa entrar em contato com a empresa e solicitar a devolução, isso acontece, muitas vezes o rh comunica ao chefe imediato do empregado e esse (chefe) esquece de avisar o mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.