x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 6

acessos 1.637

MEI: Rejeição 527 ("Operação de Exportação com informaç

ribamar

Ribamar

Iniciante DIVISÃO 3
há 6 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 12:06

Olá,


Estou tentando emitir uma nota fiscal avulsa (NFA) pelo sistema SIARE da SEFAZ-MG [1], de acordo com a tabela:


Tipo de Requerente: Microempreendedor Individual (MEI)
Tipo Nota Fiscal: Saída
Tipo Circulação: Exterior
Natureza da Operação: VENDA
Finalidade da Operação: NF-e normal
Regime Tributário: Simples Nacional


Após preencher todos os dados (na verdade deixei em branco os campos descritos em [2], mas não devem ser cruciais para esta questão), e tentar finalizar, estou obtendo a mensagem:

"Operação de Exportação com informação de ICMS incompatível"

Aparentemente se refere à rejeição 527. De acordo com a documentação de um software comercial de emissão de NFe[3]:

" Esta rejeição ocorre quando a nota possui CFOP de Exportação (inicia por 7) e a tributação (CST) informada é diferente de 41.".

No entanto, o sistema não me oferece nenhuma alternativa que possa conter "41" como parte do CFOP. Eu testei todas as alternativas de código CFOP (7101, 7102, 7105,
7127).

Sou eu ou o sistema que está cometendo o engano?

Obrigado,
Ribamar


Referências/Apêndices:

[1] www2.fazenda.mg.gov.br
[2] campos em branco:

Base Calc. ICMS ST-Oper./Prest.:
0,00
Valor ICMS ST-Oper./Prest.:
0,00
Certificado Crédito PR:
Valor Total dos Produtos/Prest:

[3] http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=210056546

Atualização:
Estou começando a desconfiar que ninguém nunca usou este sistema SIARE/SEFAZ-MG. Na AF também ninguém sabe orientar.

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 15:01

Wislley de Jesus Vieira

Pelo que pude verificar o erro está na situação tributária.
Para optantes pelo Simples, deve ser utilizada a situação 300 - IMUNE.
Para empresas normais, a 41 - NÃO TRIBUTADA.

Att.

Marcos Braga
Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 21 setembro 2017 | 15:55

Wislley de Jesus Vieira

Entendi.
Como a rejeição é a mesma que ocorre no sistema de NF-e, tomei por base este sistema.
Mas como não é o mesmo emissor e não sou de MG, não tenho conhecimento para tentar ajudar.
Tomara que você consiga resposta da Fazenda ou que algum colega possa ajudar por aqui.

Att.

Marcos Braga
ribamar

Ribamar

Iniciante DIVISÃO 3
há 6 anos Sexta-Feira | 22 setembro 2017 | 06:23

Olá Wislley,


Eu entrei em contato com o atendimento da Fazenda-MG, http://formulario.atendimento.fazenda.mg.gov.br/pages/index.xhtml . Eles responderam cordialmente desta maneira:


Em relação aos eu questionamento, informamos que os requerimentos de NFA-e para exportação estão apresentando essa mensagem "Operação de Exportação com informação de ICMS incompatível".

O setor de tecnologia da SEFAZ está verificando a demanda. Entretanto, até a solução do impasse, orientamos o contribuinte a procurar a Administração Fazendária de sua circunscrição e solicitar a emissão da nota fiscal em formulário


Eu recomendo postar a mesma pergunta no mesmo canal de atendimento, para gerar demanda, ou então ele nunca vão resolver o bug.

Considerações,
Ribamar

WISLLEY DE JESUS VIEIRA

Wislley de Jesus Vieira

Prata DIVISÃO 1, Professor(a) Universitário
há 6 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 16:48

Olá Ribamar, obrigado pela colaboração. Fiz o questionamento pelo site também. Veja a mensagem que recebi:

"Bom dia, Wislley!

No caso, para emissão da NFA-e, tendo em vista o erro apresentado, o MEI deverá comparecer na Administração Fazendária e seguir os procedimentos abaixo :

- Para as novas solicitações do MEI (Simples Nacional) ou contribuintes inscritos em MG com regime Simples Nacional, com o objetivo de resolver a situação provisoriamente, estas deverão ser requeridas na Administração Fazendária, que adotará os procedimentos descritos abaixo para possibilitar a geração da NFA-e seguindo a regra de solicitação anterior à nova versão.
a. Selecionará como Tipo de Requerente "Pessoa Jurídica Inscrita em Minas Gerais"
b. Selecionará o Regime Tributário "Regime Normal"
c. Na análise, seguir o fluxo normal com seleção do CST, adequado à operação do contribuinte "Regime Normal".

Agradecemos o contato e estamos a disposição"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.