x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 509

Construtor PF - PJ

Daniele Freitas

Daniele Freitas

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 13 julho 2017 | 16:15

Boa tarde,

Após ler vários questionamentos no fórum sobre o assunto permaneci com a dúvida abaixo e gostaria da ajuda de vocês para esclarecê-las:

1 - Pessoa física, não equiparada a pessoa jurídica que construa casas para venda ( até 4 por ano ) , adquirindo um terreno de cada vez estaria dispensado do pagamento do IR 15% sobre ganho de capital? Li o que segue em resposta a um questionamento no fórum:
Vale dizer que se você adquirir um terreno de cada vez e sobre ele construir uma casa e vendê-la não estará equiparado à Pessoa Jurídica. Se vender uma por mês por valor igual ou inferior a R$ 35.000,00 estará (inclusive) isento do Imposto de Renda sobre o ganho de capital.
2- Pessoa física, não equiparada a pessoa jurídica que construa casas para venda ( até 4 por ano), adquirindo vários terrenos ao mesmo tempo obrigatoriamente, independente de quanto venha a ser o ganho de capital, deverá recolher os 15% de IR?
3- Pessoa jurídica, optante pelo lucro presumido, neste caso, construtora e incorporadora, pagaria 5,93% caso não seja adepta do RET. Estes 5,93% são calculados pelo valor do contrato de venda certo? Enquanto na pessoa física, caso seja não equiparada seria 15% sobre o ganho de capital?
Obrigada.

Daniele Freitas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.