Contábeis o portal da profissão contábil

25
Jul 2017
23:25

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


Construtor PF - PJ

0respostas
31acessos
  

Daniele Freitas

Usuário Novo

profissão
mensagens2
pontos116
membro desde05/06/2017
cidade
Postada:Quinta-Feira, 13 de julho de 2017 às 16:15:28
Boa tarde,

Após ler vários questionamentos no fórum sobre o assunto permaneci com a dúvida abaixo e gostaria da ajuda de vocês para esclarecê-las:

1 - Pessoa física, não equiparada a pessoa jurídica que construa casas para venda ( até 4 por ano ) , adquirindo um terreno de cada vez estaria dispensado do pagamento do IR 15% sobre ganho de capital? Li o que segue em resposta a um questionamento no fórum:
Vale dizer que se você adquirir um terreno de cada vez e sobre ele construir uma casa e vendê-la não estará equiparado à Pessoa Jurídica. Se vender uma por mês por valor igual ou inferior a R$ 35.000,00 estará (inclusive) isento do Imposto de Renda sobre o ganho de capital.
2- Pessoa física, não equiparada a pessoa jurídica que construa casas para venda ( até 4 por ano), adquirindo vários terrenos ao mesmo tempo obrigatoriamente, independente de quanto venha a ser o ganho de capital, deverá recolher os 15% de IR?
3- Pessoa jurídica, optante pelo lucro presumido, neste caso, construtora e incorporadora, pagaria 5,93% caso não seja adepta do RET. Estes 5,93% são calculados pelo valor do contrato de venda certo? Enquanto na pessoa física, caso seja não equiparada seria 15% sobre o ganho de capital?
Obrigada.

Daniele Freitas

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.08 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César