x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.107

Dúvida sobre lançamento de bem pelo MEI

Fernanda

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 13:22

Boa tarde a todos,

Sou formada em Administração com enfase na área financeira, no momento desempregada. Estou então aproveitando e cuidando da parte administrativa/contábil do meu marido que possui MEI.
Até abril deste ano ele somente lançava as notas fiscais de serviço para a empresa que ele presta serviço de programador web e paga mensalmente a DAS referente a MEI. Porém, em abril deste ano ele tirou um carro para o irmão utilizando o CNPJ da MEI, o pagamento do veículo assim como todas as despesas com o mesmo é por conta deste irmão.

Minha dúvida é, como devemos lançar essa entrada do carro? Lança a nota de entrada? Tem algum imposto que possa implicar nisso? E depois se esse carro for vendido, também deveremos lançar a nota de saída certo? Quero saber quais impostos podem ser aplicados da entrada até a saída deste "bem".

Perdoem se a dúvida é boba ou algo assim mas eu não tenho conhecimentos em contabilidade, aliás, até tenho mas extremamente superficial.

Agradeço a quem puder sanar meus questionamentos.

DAIVSON SELES AZEVEDO

Daivson Seles Azevedo

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 3 agosto 2017 | 14:03

Prezada Colega, boa tarde.

No momento da emissão da nota fiscal do Veiculo, deve ser reconhecido no seu Patrimônio. Especificamento no Ativo Imobilizado, o reconhecimento contábil se dará da seguinte forma:

D: Veiculo - (Ativo Imobilizado)
C: Emprestimo a Terceiros (Passivo não Circulante)
R$ 30.000,00

Porém, se haver baixa do Veiculo, será necessário apurar qual é, o valor residual do ativo, após a realização das Depreciações. Exemplo, vamos simular que o carro custou 30.000,00 e já têm um ano de uso e, a taxa de depreciação é de 20% ao ano, e que foi vendido a 28.000,00

Valor conforme Nf. 30.000,00