x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.706

Noções básicas Plano de Contas

Fabio Lapa

Fabio Lapa

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 10:46

Bom dia!

Poderiam, por gentileza, me esclarecer uma dúvida?

Estou fazendo a contabilização de uma empresa, desde a constituição com capital a integralizar até as despesas e custos diários.

Referente ao plano de contas, vejo que a contabilização da folha de pagamento, é usado muito contas do grupo de Contas de Resultado, porém, no meu plano de contas só tem Ativo, Passivo, Custos e Despesas e Receitas. Neste caso, onde se encaixariam essas tais contas de resultado?

Obrigado desde já.

EDIT 1 - No meu plano de contas existe o grupo de Contas de Resultado sim, só não existem as contas neste grupo. Devo criá-las? Ou dá para usar em algum dos outros grupos citados acima? Pois a maioria dos Planos de Contas que peguei como modelo, não tem esse grupo de Contas de Resultado.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 13:17

Boa tarde Fábio!

Referente ao plano de contas, vejo que a contabilização da folha de pagamento, é usado muito contas do grupo de Contas de Resultado, porém, no meu plano de contas só tem Ativo, Passivo, Custos e Despesas e Receitas. Neste caso, onde se encaixariam essas tais contas de resultado?


Veja bem, a denominação "Contas de Resultado" nada mais é do que as Despesas e Receitas, então pensamos, num modo bem simples, um plano de contas onde:

1 - Ativo
2 - Passivo
3 - Receitas
4 - Custos
5 - Adminitrativas
6 - Receitas e Despesas Financeiras
7 - Contas de Resultado

Então a sua folha de pagamento deverá ser contabilizada nos grupos 4 e 5 (Custos e Administração)

O Grupo 7 (contas de resultado) geralmente é usado para o encerramento do balanço, onde você irá "zerar" os grupos 3,4,5,6 contra a conta de Lucros ou Prejuízos do Exercicio (PL(Patrimonio Liquido), que vai estar no grupo 2).

Espero ter ajudado

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 6 anos Sexta-Feira | 4 agosto 2017 | 13:53

Isso Fábio!

O modelo que passei é bem simples, atente-se ao fato de que o grupo 4 e 5 são diferentes para uma análise melhor da contabilidade, sendo o grupo 4 Custos (caso de uma industrisa, por exemplo, onde todas as despesas sao ligadas à produção) e o grupo 5 são as despesas administrativas, por exemplo despesa salário do pessoal administrativo que não é ligado diretamente a produção.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.