x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 43.039

Contabilização Contrato de Serviços

RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 17:29

Boa tarde a todos


Gostaria de pedir a ajuda de vocês

Uma empresa de marketing digital fecha contratos anuais, porém o valor é dividido em 12 parcelas, a NF é emitida todo mês para o cliente e o recebimento também é mensal, visto que os serviços são prestados mensalmente

Estamos apurando o Patrimônio Líquido da empresa pois um dos sócios está saindo, ele está falando que o valor do contrato vigente que vai até outubro/2017 precisa ser incluso no Balanço

Minha dúvida é como vou lançar isso sendo que a NF e os pagamentos são mensais? Como posso hoje já fazer lançamentos de outubro? E outra coisa apesar do contrato ser anual os serviços são executados mensalmente

A exigência dele está correta? Se não for correta vocês poderiam me passar a lei que posso mostrar pra ele ver que existe uma norma contábil para isso?


Agradeço desde já

Renata

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 09:13

Renata Siqueira,

Apenas para entender melhor, este contrato e exigência do sócio se trataria de uma "provisão" de ativos?

Pois o contrato deve ser registrado em seu valor total no ato da celebração, respeitando assim o principio da competência. Válido lembrar se há como mensurais tais valores mensais.

Assim seriam lançamentos basicamente similares a de uma obrigação a prazo:
D- Prestação de Serviços de Marketing (AC)
C- Obrigações com Clientes (PC)

Sucessivamente ao fim de cada mês apropriar 1/12 avos diminuindo a obrigação de Serviços a Prestar (AC)
D - Obrigações com Clientes (PC)
C - Prestação de Serviços de Marketing (AC)

Emissão da NFS-e reconhecimento da Receita.
D - Clientes a Receber (AC)
C - Receita Serviços de Anuidade (CR)

Recebimento
D - Disponível Caixa/Banco (AC)
C - Clientes a Receber (AC)

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 10:12

Olá Kaik, obrigada pelo retorno

Apenas para entender melhor, este contrato e exigência do sócio se trataria de uma "provisão" de ativos?
Reposta: O contrato do cliente é anual, exemplo foi assinado em setembro/2016 vai até outubro/2017. Acredito que intenção dele é que essa provisão aumente o Patrimônio Líquido. Mais aí pelo que entendi nos lançamentos que você passou só aumenta quando mensalmente conforme emissão das NF. Correto?

Só para ver se entendi eu fazendo este lançamento do total do Contrato quando foi fechado isso não aumenta o Patrimônio Líquido. É isso mesmo?
Você sabe me dizer a norma para comprovar isso?

Em qual grupo entraria esse lançamento de ativo e passivo?
D- Prestação de Serviços de Marketing (AC)
C- Obrigações com Clientes (PC)


Agradeço a ajuda

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 10:44

Renata Siqueira,

Reposta: O contrato do cliente é anual, exemplo foi assinado em setembro/2016 vai até outubro/2017. Acredito que intenção dele é que essa provisão aumente o Patrimônio Líquido. Mais aí pelo que entendi nos lançamentos que você passou só aumenta quando mensalmente conforme emissão das NF. Correto?


Exatamente, os demais lançamentos são apenas operações que devem ser feitas.

Só para ver se entendi eu fazendo este lançamento do total do Contrato quando foi fechado isso não aumenta o Patrimônio Líquido. É isso mesmo?
Você sabe me dizer a norma para comprovar isso?

Correto, pois até o presente momento não houve recebimento e nem desembolso, mas apenas obrigação derivada por meio de termo escrito. Basta observar o CPC 25 temos o item 10, CPC 26 R1 item 07 e, CPC 30 Reconhecimento de receitas.


Em qual grupo entraria esse lançamento de ativo e passivo?
D- Prestação de Serviços de Marketing (AC)
C- Obrigações com Clientes (PC)


Neste caso vai da necessidade do seu plano de contas, pode criar no ativo uma subconta "Contratos com Clientes" no Circulante e incluir a conta citada. Caso ultrapasse 12 meses deverá ser incluso em não circulante.
A conta do passivo pode ser feita no circulante e de forma idêntica a citada acima para facilitar o entendimento.

-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O
RENATA

Renata

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 10:57

Kaik, muito obrigada mesmo pela sua ajuda

Você explicou de uma forma muito clara

Parabéns pelo profissionalismo e desejo muito sucesso para você


Excelente semana

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 11:02

Renata ,

Por nada colega, sucesso, bom trabalho...

Para crescermos devemos saber compartilhar conhecimentos, juntos somos mais.

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC ES-0021187/O

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.