x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 779

minha empresa se tornou sócia de uma outra empresa como faço

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 22 agosto 2017 | 17:13

Boa tarde a todos,

Por favor a quem puder me ajudar ,
sou empresario e tenho uma empresa, a empresa em que eu sou diretor se tornou sócia de uma outra empresa ,vamos chama-la de empresa B
agora e empresa que eu já tenho (vamos chama-la de empresa A) recebeu um valor de 50.000,00 da empresa B (da empresa em que a minha empresa se tornou sócia.
a pergunta é : como faço o lançamento ?? esse valor entrou no meu banco (empresa A) , como faço o lançamento contabil ??

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 13:47

boa tarde!

Essa transação pode ser: distribuição de lucros, mútuo (empréstimo), ressarcimento de despesas. Precisamos de um melhor detalhamento dessa transação, pois só com essas informações fica impossível qualquer tipo de analise.


Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 10:42

ola bom dia ,
ok e como ficaria esse lançamento ?
o que houve foi o seguinte... minha empresa tornou-se sócia de uma outra empresa,
agora essa outra empresa fez a distribuição dos lucros ou seja depositou um valor na
conta de minha empresa , a pergunta que eu faço é como contabilizo esse valor que
entrou no meu banco ??

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 10:58

Bom dia !!

Há duas formas de fazer esse lançamento:

1) se a sua empresa faz MEP (método de equivalência patrimonial) :
D - caixa/banco
C - investimentos - Ativo Não Circulante

2) se a sua empresa não faz o MEP:
D - caixa/banco
C - lucros recebidos de controladas - Outros Resultados Operacionais - DRE

Atentar-se que esse valor recebido não sofre nenhum tipo de tributação (pis/cofins/ir/cs).



Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Gabriel Francisco de Morais Lira

Gabriel Francisco de Morais Lira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 17:23

Prezado Natalício, você vai ter de verificar dois pontos:

1. Pegando uma ponte na resposta do Anderson, se a empresa faz pelo MEP você deverá atentar a DRA - Demonstração de Resultados Abrangentes, pois a sua conta de investimentos Permanentes no ativo deve bater com o PL da empresa, em que você participa, de acordo com o percentual de participação.

2. O outro ponto é você atentar que isso realmente seja uma distribuição e não uma transferência a título de Mútuo, o que irá mudar totalmente os lançamentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.