x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 5.042

Declaração de Faturamento Mei

André Ramos

André Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 13:04

Boa Tarde! Um cliente me solicitou uma declaração de faturamento de 01/2017 até 07/2017 para comprovar renda com a finalidade de financiar um veículo, a atividade é barbearia e o mesmo não tem conta bancária e pelo fato de prestar serviços apenas à PF o mesmo não emite NF, será que teria algum problema eu assinar uma declaração de faturamento atestando que o mesmo fatura em torno de 4.500,00/mês? ele disse que fatura mais ou menos isso. Grato!

Zayre Silva

Zayre Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 16:16

Prezado André Ramos ,

Boa tarde

Boa Tarde! Um cliente me solicitou uma declaração de faturamento de 01/2017 até 07/2017 para comprovar renda com a finalidade de financiar um veículo, a atividade é barbearia e o mesmo não tem conta bancária e pelo fato de prestar serviços apenas à PF o mesmo não emite NF, será que teria algum problema eu assinar uma declaração de faturamento atestando que o mesmo fatura em torno de 4.500,00/mês? ele disse que fatura mais ou menos isso. Grato!

Vamos lá... Você mantem escrituração regular deste cliente? Se ele fatura tal valor mensal, por qual razão não emite documento fiscal? Essa relação de faturamento, assinada por você, pode resultar em responsabilidade solidária?

Recomendo ler o art. 1177 do Código Civil (Lei 10.406/2002), transcrito abaixo:

Art. 1.177. Os assentos lançados nos livros ou fichas do preponente, por qualquer dos prepostos encarregados de sua escrituração, produzem, salvo se houver procedido de má-fé, os mesmos efeitos como se o fossem por aquele.

Parágrafo único. No exercício de suas funções, os prepostos são pessoalmente responsáveis, perante os preponentes, pelos atos culposos; e, perante terceiros, solidariamente com o preponente, pelos atos dolosos.

Zayre Silva
Contador | CRC-BA: 041031/O
ZS Assessoria Contábil
https://www.zscontabilidade.com.br
[email protected]
André Ramos

André Ramos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 25 agosto 2017 | 13:08

Obrigado Zayre Silva!

Não faço a escrituração pois apesar de eu ter mencionado que ele é meu cliente o mesmo não é um cliente e sim um amigo; Ele está precisando desse faturamento para que seja aprovado o financiamento de um veículo.

Lorrana Silva

Lorrana Silva

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escritório
há 6 anos Sábado | 20 janeiro 2018 | 14:01

Bom dia, aproveitando o tópico gostaria de tirar uma dúvida..

Um amigo meu é do MEI e precisa de uma relação de faturamento para o Banco do Nordeste.
É necessário que o contador assine essa relação ou apenas o socio administrador que pode assinar?

Agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.