Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 965

Junta Comercial de SP

Camila da Rocha Borges

Camila da Rocha Borges

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 15:25


Boa tarde!

Estou para constituir duas empresas no Estado de SP, uma em Araraquara e a outra em Paulínia.

Gostaria de saber qual das duas VIA RÁPIDA EMPRESA devo utilizar para realizar a consulta de viabilidade, pois no site da JUCESP consta a VIA RÁPIDA EMPRESA e VIA RÁPIDA EMPRESA 2.

Qual devo utilizar e qual diferença de uma para outra?

Desde já agradeço.

Thaina Almeida Proença

Thaina Almeida Proença

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 29 agosto 2017 | 16:13

Camila da Rocha Borges. boa tarde!

Via Rápida Empresa – Desde outubro de 2013 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI) possui o módulo de licenciamento do Via Rápida Empresa, em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).
O programa tem como objetivo facilitar o processo de registro e licenciamento, principalmente para os negócios classificados como baixo risco, disponibilizando grande parte do processo de forma online. O Via Rápida Empresa funciona conveniado com 69 prefeituras do Estado, que têm a função de analisar a viabilidade da empresa que será instalada no município. Dessa forma, o usuário economiza tempo, pois não precisa ir pessoalmente à prefeitura solicitar esse laudo, e, além disso, dispõe também de demais órgãos licenciadores estaduais integrados ao sistema, como Corpo de Bombeiros, Cetesb e Vigilância Sanitária, que também fornecem as licenças online. A inscrição é feita pelo cadastro Web, no próprio site da Jucesp.
O prazo médio para esse processo de abertura e análise de viabilidade técnica é de seis dias úteis para os municípios conveniados. Após isso, o usuário deve comparecer à sede da Jucesp para validar o registro e iniciar as atividades da empresa.
O processo é válido para todos os tipos jurídicos.

Via Rápida Empresa 2 – O Via Rápida Empresa 2 está em processo de finalização por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDCTI), em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). A nova fase do programa prevê o aprimoramento da Jucesp com o objetivo de disponibilizar um maior número de serviços online ao usuário.
A partir do início do programa, o usuário interessado em abrir uma Sociedade Limitada (primeira fase do projeto) não precisará mais vir à Jucesp, todo o processo será feito de forma online, incluindo o envio de documentos, análises e deferimentos. A abertura de Limitadas representa 43,4% da movimentação diária da Jucesp, segundo balanço realizado em 2014. Dessa forma, a Jucesp pretende agilizar a abertura de empresas minimizando os atrasos e empecilhos durante o processo.
Para essa segunda fase, a Jucesp está elaborando a adesão de mais 35 municípios ao programa, para incrementar o procedimento que já ocorre dentro do VR1 (viabilidade).
De acordo com o Departamento de Registro Empresarial e Integração, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, o Estado de São Paulo responde por 40,49% da movimentação total de registros empresariais do Brasil, com um volume de 1.019.299 processos de aberturas, alterações e extinções de empresas. Trata-se da análise de mais de 4.110 processos por dia. Só as alterações de empresas (779.682) respondem por 45,37% do volume total do país.

Atenciosamente,

Thainá Almeida Proença
Skype: thaina.proenca
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.