x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.258

Nota de bonificação

Natália

Natália

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 10:20

Bom dia,
Tenho uma dúvida...
Estou fazendo a escrituração contábil de uma empresa de revendas de mercadorias, optante pelo Simples Nacional.
Quando começamos a prestar serviço para a mesma, ela não nos enviava as notas de entradas (compras), apenas de saídas (faturamento). Assim que fiz todos os lançamentos das notas de saída da seguinte forma: D: Caixa C: Receita de vendas (CR) , assim o estoque não ficaria negativo já que não havia notas para ser lançadas no estoque.
Depois de alguns meses ela começou a nos mandar as notas de entrada, porém ela não nos manda todas, assim que o estoque continuaria negativo, assim que, lanço as notas de entrada da seguinte forma: D: Mercadoria para revenda (AC) C: Caixa, deixando a conta Mercadorias para revendas à DÉBITO.
Agora minha dúvida... Há algumas notas de saída como remessa de bonificação. Como posso fazer esse lançamento? Estaria certo contabilizar da segunte forma: D: Despesa com bonificação (CR) C: Mercadorias para revenda (AC) ?

Obrigada desde já

Daniel Garcia

Daniel Garcia

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 11:27

Natália,

Você precisa alinhar o fluxo de documentos com o cliente.

A escrituração contábil deve evidenciar todas as operações da empresa, sem exceção. Da forma como é feita atualmente, a contabilidade está servindo apenas para uma obrigação formal, e não como suporte em números que demonstre financeiramente como está a empresa.

Acho que o principal ponto que você deve acertar com o cliente é a importância do ajuste no fluxo de documentos, para que você possa contabilizar tudo na forma correta e no tempo correto.

Em tempo, sobre a contabilização das bonificações, segue uma sugestão de leitura, onde nosso nobre colega Saulo explana uma verdadeira aula sobre o tema:

www.contabeis.com.br

At.,

Daniel Garcia
Garcia & Paiva Assessoria Contábil
--
* Legalização de empresas;
* Atendimento ao MEI;
* Serviços contábeis;
* Planejamento tributário.

* (21) 96920-2877
* [email protected]
* [email protected]
Natália

Natália

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 19 setembro 2017 | 14:18

Boa tarde Daniel,
Concordo plenamente com você, porém a empresa não, assim que tenho que trabalhar apenas com as informações me passadas já que a empresa não condorda em encaminhar tudo e a dona do escritorio contábil aceita. Ou seja, dentro do errado, estou tentando fazer o melhor possivel. Por este motivo lanço desta maneira.
Obrigada pela resposta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.