Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 99.483

contabilização de bonificação recebida

Ana Lúcia

Ana Lúcia

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2009 | 16:48

Uma empresa distribuidora de bebidas recebe bonificações em produtos e revende os mesmos. Contabilizo da sequinte forma: D-mercadorias p/ revenda e C- bonificações recebidas. Como devo contabilizar a venda deste produto? Seria D- caixa e C - mercadorias p/ revenda? e como faço para zerar a conta de bonificações recebidas? Obrigada.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2009 | 22:39

Boa noite Ana,

Clique aqui para ler sobre a contabilização de bonificações recebidas de fornecedores e remetidas à clientes.

Estou certo de que o tópico irá dirimir estas e outras dúvidas que você possa ter acerca do assunto.

Se não, torne a entrar em contato.

...

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sábado | 29 agosto 2009 | 08:51

Ana Lúcia Cândido

Seja bem vinda ao forum.

Embora o esquema contábil referente a bonificação já tenha sido, arduamente, discutido no tópico apontado pelo Saulo, me permita focar um aspecto da bonificação acontecido comigo.


Na década de 1990 eu fazia a contabilidade, Lucro Real, de um Supermercado e a maioria das bonificações eram faturadas pelos fornecedores com Notas Fiscais específica. Eu então fazia:

Pela NF Bonificação
D-Estoque
D-ICMS a Recuperar
C-Bonificações Recebidas(CR - Receita)

Fui orientando numa fiscalização da receita federal a creditar uma conta de bonificação retificadora do CMV.

Meu Plano de Contas ficou assim:
411.01.0000 Custo das Mercadorias Vendidas
411.01.0001 Custo da Vendas-Loja1
411.01.0002 Custo das Vendas-Loja2
..
..
411.01.0031 Custo das Vendas-Loja31
411.01.9001 (-)Bonificações Recebidas em Mercadorias-Loja1
411.01.9002 (-)Bonificações Recebidas em Mercadorias-Loja2
..
..
411.01.9031 (-)Bonificações Recebidads em Mercadorias-Loja31
Veja que tanto o Custo das Vendas quanto a Bonificação totalizam no código 411.01.0000 - Custo das Mercadorias Vendidas.

E pela NF Bonificação passei a fazer por Loja:
D-Estoque
D-ICMS a Recuperar
C-(-)Bonificações Recebidas em Mercadorias (CR - Retificadora do CMV).

Justificativa do Fiscal: Registrando a bonificação como receita estaria havendo bi-tributação do PIS e COFINS, haja vista que esta bonificação fazia parte da base de cálculo destes tributos duas vezes, uma pelo registro da NF de bonificação na receita operacional e a outra quando esta mercadoria fosse faturada e vendida.

Tem uma consultoria famosa, aqui no Brasil, quem orienta voce a creditar receita operacional, quando a bonificação estiver NF especifica, e ainda avisa que ela fará parte da base de cálculo do PIS/PASEP e COFINS.



Editado por M Messias Santos em 29 de agosto de 2009 às 11:38:35

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.