x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 17.203

Emissão de nf de serviço para a empresa que sou sócio

jair narvaes

Jair Narvaes

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 12:44

Pessoal, estou com uma dúvida.

Sou sócio de uma empresa e estou prestando serviços para um cliente, o cliente paga para nossa empresa mensalmente e em concordância com meu sócio a receita deste trabalho será distribuida desta forma, 60% para mim e 40 % para a empresa que sou sócio. então mensalmente a minha empresa recebe do cliente e repassa 60 % para minha conta. Minha dúvida é, como demonstrar esta saida na minha empresa, considero como adiantamento e posso abater do meu pró-labore, adiantamento de distribuição de lucro, Ou como tenho uma outra empresa aberta eu poderia emitir uma NF de serviço para a empresa que sou sócio ? E como ficaria a questão tributária e os lançamentos contábeis ?

Desde já agradeço a colaboração

Rafael Sobral

Rafael Sobral

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 18 outubro 2017 | 14:01

Jair, boa tarde.

Em razão do pagamento ser feito para você, advindo das operações da empresa em que é sócio, este deve ser caracterizado como retirada de pró-labore ou antecipação de lucros, respeitando as regras vigentes e as condições econômicas da empresa.

O fato de você emitir uma nota de outra empresa sua para a empresa em que é sócio não é recomendado, pois pode te expor a riscos fiscais. A menos que, de fato, uma empresa em que você participa, prestasse serviços a outra empresa em que possui participação, e isto pudesse ser comprovado fiscalmente e operacionalmente, esta operação pode ser caracterizada como uma retirada de pró-labore disfarçada de terceirização.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.