x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 1

acessos 3.132

Prazo para escritório liberar documentação

JOAO APARECIDO ALVES

Joao Aparecido Alves

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 09:06

Bom dia amigos!

Uma empresa procurou meu escritório para fazer a contabilidade da mesma, pois está insatisfeita com o escritório atual. Qual o procedimento que devo seguir para que o outro escritório me envie a documentação da empresa, e eles tem um prazo para isso?

Antecipadamente grato.

João A. Alves

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Sábado | 28 outubro 2017 | 10:20

João, antes de tudo verifique se a situação contábil da empresa está sendo feita, pois do contrário, terá muito trabalho para iniciar a contabilização. Preliminarmente, peça o último balancete fechado, o Contrato de Prest de Serviços com antiga contabilidade e baixe todas as CNDs para que se tenha o mínimo de conhecimento do que irá ter pela frente com essa nova aquisição.

Quanto aos prazos propriamente ditos, verifique se não há essa previsão no Contrato de Prestação de Serviços.

Na prática, tenho adotado o seguinte critério:

- DRH - imediatamente, tolerância uma semana;
- Fiscal - Imediatamente, tolerância 10-15 dias.
- Contábil - Onde se encontra maior dificuldade, conforme mencionado no início dessa postagem. Prazo de 30 a 60 dias.

Pelos bons princípios de relacionamento, recomendável entrar em contato com responsável da contabilidade anterior via fone expondo sobre a transferência, o que facilitará na transição. Embora em menor escala, essa transição pacífica nem sempre ocorre.

Ainda que tenha feito contato via fone, imprescindível sacramentar o pedido por escrito em duas vias mediante protocolo.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.