Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.086

Inss atrasado: pró-labore e autônomo

Helio Jaques

Helio Jaques

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 19 outubro 2017 | 20:38

Boa noite.

Eu queria pagar contribuições em atraso de 2 situações, em épocas diferentes:

1) Pró-labore:
Recolhia Inss como sócio de empresa em carnê, de 1985 a 1986. Gostaria de pagar atrasados (que não foram lançados pela empresa) do período de 1987 a 1989 (3 anos);

2) Individual (Autônomo):
Paguei como Autônomo (Engenheiro), que hoje creio que se chama Individual, em 1990, em carnê. Gostaria de pagar os atrasados de 1991 a 1993 (3 anos, também);

É possível pagar estes atrasados?
É preciso comprovação, mesmo já tendo iniciado os pagamentos nos anos anteriores?
Como se cacula esses atrasados? Juros, multa, correção etc.

Obrigado!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 20 outubro 2017 | 07:18

Hélio, bom dia.
Sugiro que antes de recolher, consulte o INSS, isso porque eles irão verificar seu cadastro (CNIS), menciono isso para que não venha ter problema com relação principalmente na hora de aposentar.
Já presenciei caso em que o mesmo recolheu por livre e espontânea vontade e depois na hora de solicitar o beneficio o INSS não reconheceu os recolhimentos, tendo o mesmo que ingressar com ação na justiça e deu uma dor de cabeça, em alguns caso nem a justiça reconhece.

Helio Jaques

Helio Jaques

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 6 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 23:34

Obrigado Carlos Alberto.
Eu me preocupei também porque li em algum lugar que só se pode pagar atrasados de até 5 anos anteriores, ou seja, se fosse pagar atrasados hoje, só poderia pagar a partir de 9/2012.
Isto está correto? Existe mesmo esse prazo de decadência do direito de pagar de no máximo 5 anos?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.