Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.008

DBE - Espólio Sócio, por cartório

Viviane Cristoffoli Cyriaco

Viviane Cristoffoli Cyriaco

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:37

Bom dia Pessoal!

Fiz a alteração do contrato social de uma empresa ao qual um dos sócios faleceu, suas quotas ficaram para seu herdeiro (sócio menor) representado pela mãe, como ela não quis permanecer na sociedade, as quotas foram vendidas para os sócio remanescente.
Essa empresa é de um escritório de contabilidade e é apenas registrada em cartório e não na Junta Comercial.
(Sou nova no escritório), não sei qual o caminho correto.
Qual evento devo colocar no DBE? ?? nem sei se precisa de DBE ou se a alteração é feita somente em cartório...
como devo proceder??

Att,
Viviane

"Posicionamento são escolhas diárias!!"
#EuEscolhoDeus
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 13:37

Viviane, boa tarde

Algumas informações é interessante que você busque diretamente no Cartório aonde fará o registro.

Quanto ao DBE, será uma alteração de quadro societário (QSA) e eu também utilizaria o evento de alteração de capital.

Na JUCESP, por exemplo, não seria possível fazer no mesmo processo, seria necessário um primeiro processo aonde seria dada saída do sócio falecido e redistribuída as quotas com a herdeira. Após efetivado registro é que seria possível passar as quotas para o sócio que iria ficar com o total da participação.

Lembrando que o coleta nacional (DBE), também não permite no mesmo ato "entrada e saída" de sócio, então, seguindo essa filosofia também seriam necessários dois processos. Porém, reforço, verifique como o cartório irá tratar essa situação.

Outro ponto, como será feita a regularização da sociedade? Admitirá outro sócio ou se tornará uma EIRELI?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Viviane Cristoffoli Cyriaco

Viviane Cristoffoli Cyriaco

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 13:55

Fernando H. Buzaneli obrigado pelo retorno!!

perdão, não havia colocado a informação completa.

A empresa tinha 3 sócios, 1 faleceu, mas como citei a cima, a herdeira não ficou na sociedade. Ficando então os 02 sócios anteriores e redistribuindo o capital entre eles.

pensei em colocar o evento (247 - alteração do capital social) , mas fiquei na duvida, já que o valor não foi alterado, apenas re-distribuido.

"Posicionamento são escolhas diárias!!"
#EuEscolhoDeus
JAMESTON FROTA

Jameston Frota

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 09:12

Bom dia,

Minha dúvida é quando ainda está em espólio, na DBE se eu coloco o cpf do falecido a DBE é indeferida porque diz que o CPF do Espólio está cancelado, se eu coloco na DBE o CPF do Representante quando chega na Junta comercial o sistema puxa o os dados da DBE e fica constando o Representante do espólio como sócio, aí duplica o capital social.

Ex: Antes da Alteração que quero fazer na DBE:
Sócio 1 - 25,00
Sócio 2 - 25,00
Espólio - 50,00
= 100,00

Com a alteração e testes que já fiz na DBE:
Sócio 1 - 25,00
Sócio 2 - 25,00
Representante do Espolio 50,00
= 100,00

Com isso quando o sistema da Jucepi puxa ele traz assim:
Sócio 1 - 25,00
Sócio 2 - 25,00
Espólio - 50,00
Rep. do Espolio 50,00
= 150,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.