Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 1.008

DBE - Espólio Sócio, por cartório

Viviane Cristoffoli Cyriaco

Viviane Cristoffoli Cyriaco

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 11:37

Bom dia Pessoal!

Fiz a alteração do contrato social de uma empresa ao qual um dos sócios faleceu, suas quotas ficaram para seu herdeiro (sócio menor) representado pela mãe, como ela não quis permanecer na sociedade, as quotas foram vendidas para os sócio remanescente.
Essa empresa é de um escritório de contabilidade e é apenas registrada em cartório e não na Junta Comercial.
(Sou nova no escritório), não sei qual o caminho correto.
Qual evento devo colocar no DBE? ?? nem sei se precisa de DBE ou se a alteração é feita somente em cartório...
como devo proceder??

Att,
Viviane

"Posicionamento são escolhas diárias!!"
#EuEscolhoDeus
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 outubro 2017 | 13:37

Viviane, boa tarde

Algumas informações é interessante que você busque diretamente no Cartório aonde fará o registro.

Quanto ao DBE, será uma alteração de quadro societário (QSA) e eu também utilizaria o evento de alteração de capital.

Na JUCESP, por exemplo, não seria possível fazer no mesmo processo, seria necessário um primeiro processo aonde seria dada saída do sócio falecido e redistribuída as quotas com a herdeira. Após efetivado registro é que seria possível passar as quotas para o sócio que iria ficar com o total da participação.

Lembrando que o coleta nacional (DBE), também não permite no mesmo ato "entrada e saída" de sócio, então, seguindo essa filosofia também seriam necessários dois processos. Porém, reforço, verifique como o cartório irá tratar essa situação.

Outro ponto, como será feita a regularização da sociedade? Admitirá outro sócio ou se tornará uma EIRELI?

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli