x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 8.225

Lucros e prejuízos entre matriz e Filiais

nicoli Lessa

Nicoli Lessa

Iniciante DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 13 novembro 2017 | 09:51

Bom dia!

Gostaria de saber como faço quando uma empresa do Simples Nacional tem duas filias e durante o exercício a Matriz obteve lucros e as filiais prejuízos, como faço na hora de consolidar os balancetes ? Pois a DRE consolidada abateu os prejuízos das filias deixando o resultado diferente do balancete que não diminuiu esse prejuízo dos lucros acumulados . Devo fazer algum lançamento?


Obrigada!



























Jessiane Cristina dos Santos

Jessiane Cristina dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 6 anos Segunda-Feira | 13 novembro 2017 | 10:46

Bom dia, Nicoli.

Assim como a DRE, o balancete consolidado também absorve todos os resultados da matriz e das suas filiais.
Quando emitiu o balancete você deve ter deixado de parametrizar para que fossem consolidados os resultados, pois se a DRE foi emitida de forma consolidada, indica que o plano de contas das empresas é unificado, certo?
Quando você emitir o balancete somente das filiais, irá aparecer o prejuízo e quando emitir o balancete somente da matriz irá aparecer o lucro. Contudo, imagino que as contas do Lucro apurado no exercício e do Prejuízo acumulado fazem parte de uma mesma conta sintética. Assim, o saldo da conta sintética será o consolidado.

Agora, vamos pensar o seguinte: ainda que as filiais, no momento, estejam funcionando independentes da matriz com suas disponibilidades próprias, você concorda que no momento da sua abertura foi a matriz que injetou recursos nelas? Sendo assim, deve existir alguma conta em seu balancete onde você controla as transações existentes entre a matriz e as filiais. Então, vamos supor que exista uma obrigação das filiais para com a matriz. O prejuízo delas é o retorno que estão gerando para a matriz, isto é, é como se elas estivessem quitando sua obrigação.
Se elas tivessem gerado lucro, elas teriam que transferir o lucro para que a matriz realizasse a distribuição de dividendos, e isso aumentaria suas obrigações, correto? A baixa dessas obrigações seria efetuada com a transferência de disponibilidades para a disponibilidade da matriz.
Seguindo a mesma linha, o prejuízo também deve ser transferido e abatido das obrigações que as filiais possuem com a matriz, para que a matriz efetue a distribuição de dividendos considerando o retorno negativo que as filiais deram.
Resumidamente, as filiais quitaram suas obrigações, porém infelizmente com prejuízo.

Espero ter ajudado.
Caso tenha ficado algo confuso, gentileza me sinalizar.

Att.
Jessiane Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.