Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 449

Ajuda com uma análise balancial

Nat Santos

Nat Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 22 novembro 2017 | 11:03

Prezados [as],

Sou aluna do 1º semestre de Contábeis, e estou tendo que fazer um projeto interdisciplinar da minha faculdade, onde me encontro com dificuldades. O tema do meu trabalho é Petrobras, na disciplina de contabilidade o professor pediu que fizesse uma análise balancial dos balancetes da Petrobras 2014 e 2015. E que eu evidenciasse as variações do passivo e ativo, bem como o reflexo da situação patrimonial.

Alguém poderia me ajudar com essa análise? Fiz a minha analise mas não ganhei uma nota boa, disse que precisava de muitas melhorias, e agora estou perdidinha e o trabalho final é para ser entregue hoje.

Ficarei imensamente lisonjeada com sua ajuda.

Atenciosamente,
Nathalia Santos!

Nat Santos

Nat Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 22 novembro 2017 | 16:23

Olá, obrigada pela resposta. Está foi minha parte do trabalho, e logo mais o feedback do meu professor.

- IMPACTOS SOFRIDOS NA PARTE CONTÁBIL
Com base dos cálculos feitos de acosto com o Balanço Patrimonial. Podemos verificar que o ativo circulante que teve maior variação em relação ao total do ativo circulante no período 2014/2015, foi de – 8.543 (2015 derivativos) dos Títulos e Valores mobiliários levando em tese que foi a conta que mais influenciou a curto prazo.

CONCLUSÃO

Por fim, conclui-se que a analise balancial de 2015 teve depreciação em relação ao ano de 2014. No entanto, tendo em tese que a Operação Lava Jato afetou intensamente o endividamento da Empresa de Petróleo Brasileira S.A – Petrobras, principalmente no que diz respeito aos índices de endividamento e de rentabilidade. Os índices de endividamento, que medem a proporção dos passivos da empresa, foram intensamente afetados.

FEEDBACK DO MEU PROFESSOR:
REFAZER A ANALISE DE ACORDO COM A PROBLEMATIZAÇÃO DO TRABALHO, APENAS EVIDENCIAR AS VARIAÇÕES DO ATIVO E PASSIVO , BEM COMO O REFLEXO DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL.

PROBLEMATIZAÇÃO DO TRABALHO:
(a) Analise do Balanço Patrimonial da Petrobras no período de 2014 e 2015, com enfoque na sua
situação liquida patrimonial interpretando o valor dos ativos e passivos da companhia em sua
totalidade expressos objetivando buscar a resposta da situação problema.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 22 novembro 2017 | 16:49

Foque na análise do comparativo 2014/2015:

a) no Patrimônio Líquido (situação liquida patrimonial);
- verificar se houve mudanças significativas na estrutura de capital (recursos próprios e de terceiros);
- Caso tenha tido lucro a Petrobrás remunerou os seus investidores por meio de dividendos? se sim comentar pois investidor quer retorno dos seus investimentos;
- analisar o impacto do resultado de 2014 comparando com 2015. Por exemplo se aumentou muito o prejuízo, ou redução do lucro, justificaria um aumento no passivo de empréstimos, pois ele precisou captar recursos; Qual o impacto da lava jato na mudança do resultado.

b) na análise do ativo você pode focar no Ativo permanente, ou seja, faça uma análise se houve novos investimentos significativos em infraestruturas, imobilizado etc... pois isso é o que irá gerar fluxo de caixa futuro para a petrobrás;
qual o impacto do" impairment" no ativo permanente após a lava jato ?

c) no passivo eu focaria no endividamento, ou seja, verificar se houve a captação de novos empréstimos significativos;

d) se houver tempo verificar os indíces de liquidez, capacidade de pagamento etc...

Esses comentários estão bem resumidos, pois análises de empresas são complexas.

Espero ter ajudado, boa sorte.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.