x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 20.775

Contabilização de despachantes aduaneiros

Patrícia Maraschin

Patrícia Maraschin

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 12:51

Pessoal, preciso de uma ajuda referente ao procedimento para registro de uma empresa cuja atividade esta ligada ao desembaraço aduaneiro.
Minha dúvida é: este tipo de empresa tem a conta ''adiantamento de clientes'' em seu Passivo, considerando que recebe adiantamento de valores necessários p/ o prosseguimento com o despacho até que seja formalizado o desembaraço, porém minha dúvida esta nas despesas dos clientes que esta empresa vai pagando, estou baixando de adiantamento de clientes contra o banco.
Ex.: D - Adiantamento de cliente (Passivo)....Empresa XXX
C - Banco
A outra questão é que a empresa emite uma nota fiscal com o valor da sua comissão e um ''Controle de despesas'' que informa todas as despesas com impostos,,taxas, fretes e etc...incorridas durante o processo e inclusive o valor de sua comissão adicionado, mais abaixo complementa com a informação do valor adiantado p/ seu cliente e o Saldo a pagar. Considerando todas essas informações estou realizando os lançamentos da seguinte forma:

Da apropriação da NF = despachante aduaneiro
D - Cliente (ativo) valor total Controle de despesas...R$ 10.000,00
C - Receita prestação de serviço*Comissão (Passivo)......R$ 450,00
C - Adiantamento de clientes (Passivo)............R$ 9.550,00

Obs.: aproprio toda a diferença entre o valor da comissão e o valor total do controle de despesas registrado em clientes p/ a conta adiantamento de clientes no passivo;

Só que o valor informado no Controle de despesas informa que o cliente adiantou ao despachante, o valor de R$ 8.000,00 por exemplo, daí fiz o seguinte:

D - Banco............R$ 8.000,00
C - Clientes.........R$ 8.000,00

***Quando ocorre o registro das despesas incorridas no processo vou baixando da conta Adiantamento de Clientes - Passivo.

D - Adiantamento de clientes (Passivo)
C - Banco

1º Gostaria de confirmar se esta forma de registro esta correta?

2º O despachante ainda tem uma situação onde para um ou outro cliente, ao invés de emitir a NF de prestação de serviço + controle de despesas ele utiliza da emissão de uma NF de DEBITO, daí gostaria de saber avaliando toda esta temática já informada qual seria o procedimento uma vez que não posso informar o valor da comissão na Receita pois trata-se de uma NF DÉBITO...

Se alguém puder me ajudar, por favor aguardo respostas....

Obrigada!!!

Patrícia

Atenciosamente,

Patrícia Maraschin
Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 14 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 16:40

Oi Patricia

Seguinte acho que ta na idéia maioria as coisas, mas temos que modificar alguns item

Dois métodos
1 Quando tu recebe o valor do cliente, antes de ter algum tipo de despesas para ele
1.1 - na hora do recebimento na cc
D - Banco (Ativo)
C - Adiantamento de Cliente (Passivo) 1000

1.2 - Utilização dos gastos Apropriação
D - Adiantamento de Cliente (Passivo) 500
C - Banco (Ativo)

Gerando o valor da comissão Honorários da Despachante
D - Cliente A (Ativo) 500
C - Receita prestação de serviço (Resultado)

1.3 - apropriação recebimento de honorários
D - Adiantamento de Cliente (Passivo) 500
C - Cliente (Ativo)
2 Quando o cliente vai pagar tudo quando for realizado todo o serviço

2.1 - na hora do pagamento das despesas na execução do servico
D - Despesas a serem reembolsadas pelo cliente (Ativo)
C - Banco (Ativo) 500

Gerando o valor da comissão Honorários da Despachante
D - Cliente A (Ativo) 500
C - Receita prestação de serviço (Resultado)

1.3 - Acerto de valores com o cliente
D - Banco (Ativo) 1000
C - Despesas a serem reembolsadas pelo cliente (Ativo) 500
C - Cliente (Ativo) 500

Patrícia Maraschin

Patrícia Maraschin

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 18:03

André,

Com isso vc quer me dizer que não posso informar na Conta Clientes no ativo o valor total relacionado no Controle de despesas do despachante (que inclui comissão + todas as demais despesas dos tramites do desembaraço) ?
é que recebemos o processo geralmente, quando ele já esta concluído, com todas as despesas pagas e etc...então lançar o valor total em direitos no ativo foi uma forma encontrada de controlar o valor total q a empresa teria direito a receber sobre determinado processo e na contrapartida o valor já adiantado pelo seu cliente no Passivo, caracterizando a obrigação para com o pagamento das despesas.

Não sei se a técnica contábil q eu estava aplicando estava correta, ainda que sendo utilizada na mesma lógica de qualquer outra, mas da forma que vc me informou eu somente consideraria em clientes - ativo o valor efetivamente da receita informado na conta de resultado e o valor total das despesas tanto p/ a 1º e 2º forma eu estaria controlando a medida que o fato gerador ocorresse, ou seja a do pagamento das despesas e não do fato gerador da emissão do Controle de despesas ou demonstrativo que é o documento que esta empresa se utiliza p/ que seu cliente tenha conhecimento dos gastos do processo e do valor mínimo a ser adiantado.

Espero q tenha conseguido lhe transmitir minha dúvida, e aguardo posições, se mais alguém tiver uma informação a me passar serei grata eternamente.

Já procurei em infinitos sites na internet, porém somente encontro informações de registros p/ as empresas que contratam o serviço de um aduaneiro e não para o próprio.

Obrigada!!!

Patrícia

Atenciosamente,

Patrícia Maraschin
Patrícia Maraschin

Patrícia Maraschin

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 18:15

André, perdão esqueci de reforçar a minha 2º dúvida que pede uma confirmação, entre outras palavras da validade fiscal da NF DE DÉBITO. Pelo que pesquisei ela é um meio utilizado p/ formalizar o pedido de reembolso de despesas, porém ela esta sujeita a tributação ? devo considerar a retenção de impostos sobre esta NF ?

Mais uma vez, obrigada!

Patrícia

Atenciosamente,

Patrícia Maraschin
Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 14 anos Sábado | 5 setembro 2009 | 20:22

Oi Patricia

A conta de clientes e so para vls valores ref a venda e servicos prestados que serao recebidos numa data futura a data emissao da nf.

O porque da retencao quem ta retendo:

att.

Patrícia Maraschin

Patrícia Maraschin

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 7 setembro 2009 | 15:22

A empresa em alguns processos se utiliza da NF de débito p/ cobrar de seu cliente o valor da comissão + as despesas envolvidas no processo, gostaria de saber qual a validade fiscal dela e se é valida o cliente deverá recolher o ISSQN normalmente é isso ?


Atenciosamente,

Patrícia Maraschin
Michelle Cristine Andrade

Michelle Cristine Andrade

Iniciante DIVISÃO 5, Analista
há 12 anos Terça-Feira | 20 março 2012 | 16:27

Patricia, Boa tarde!

Você conseguiu encontrar solução para essas questões?


Gostaria de saber, pois estou vivenciando uma situação semelhante e seria de grande ajuda se pudéssemos trocar informações.


Obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.