Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 5.554

Aquisição de "insumos" para industrialização

Killyan Schmidt

Killyan Schmidt

Bronze DIVISÃO 3, Controlador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 16:28

Pessoal, boa tarde!

Em uma industria tributada no Lucro Real, como devo lançar as aquisições de Sacarias (para embalagem do produtos final) e aquisição de Cavaco (lenha) para secagem do produto.

Minha duvida é com relação ao CFOP. ...creio que se eu lançar como 1.556 (Uso e consumo) não terei direito a créditos de impostos.

Se alguém puder me ajudar....

ALINE BIATH

Aline Biath

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Quarta-Feira | 29 novembro 2017 | 16:47

Oi Killyan!

No caso das embalagens se as mesma fazem parte do produto elas são consideradas insumos. Devem entrar com CFOP 5.101 ou 6.101, afinal, elas serão adicionadas ao produto, participando como material na produção.
Diferente, quando, o produto já acabado, você dá uma sacola para o cliente levar o produto embora. Essa aquisição de embalagem seria uma despesa (CFOP 1.556 ou 1.407) e não custo.
No caso da lenha, eu entendo que por se tratar de uma material secundário, que não vai diretamente na produção do produto, mesmo assim ele é um insumo, pois faz parte do processo de secagem do mesmo. Ele seria um custo de produção.
Assim, poderia ser classificado como insumo tomando os créditos de ICMS e IPI se for o caso. CFOP 5.101 ou 6.101.
Claro que isso envolve essa análise...e se outros colegas tiverem mais para nos ajudar a acrescentar será ótimo para melhorar o entendimento.
Espero ter ajudado de alguma forma.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.