Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 502

Venda de imóvel com usofruto vitalício

Cristianne Hasse

Cristianne Hasse

Iniciante DIVISÃO 4, Sócio(a) Proprietário
há 6 anos Quarta-Feira | 13 dezembro 2017 | 22:51

Boa noite!
Em 1999, meus pais fizeram a doação de um imóvel para mim e minha irmã, reservando para usufruto 1/3 do valor do imóvel declarado na escritura de doação e deixando os outros 2/3 como nua propriedade. No mesmo ano, meu pai faleceu e o contador que fez a documentação de espólio, excluiu este imóvel da declaração dos usufrutários e colocou 50% do mesmo para cada filha, mesmo minha mãe permanecendo com o usufruto do imóvel. Como eu faço minha declaração de IR e da minha mãe também, continuamos repetindo as informações que o contador na época colocou. Ano passado, este imóvel foi vendido e o escrivão do cartório nos informou que cada uma deveria informar em sua declaração 1/3 do valor recebido. Imagino que a declaração inicial tenha sido feita de forma incorreta, pois este imóvel deveria ainda constar na declaração da minha mãe, como usufrutária e ainda, não ter o valor zerado, visto que houve reserva de valores na doação.
Minha dúvida: para a correção, devemos fazer o preenchimento do IR 2018 informando 1/3 da propriedade para cada uma, com as devidas descrições: nu proprietárias e usufrutária? ou digamos que a porcentagem não importa? Devemos retificar as declarações de anos anteriores? o valor lançado para todas, será conforme reza a escritura de doação, 1/3 para cada? ou eu e minha irmã devemos colocar o valor total descrito como nua propriedade e minha mãe informará o valor do usufruto?
Desde já agradeço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.