x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 414

Empresa de contabilidade não me dá informação e agora tenho

Felipe Souza

Felipe Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Web Programador
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 03:23

Boa noite, abri uma empresa em março/2017, na época optei por não retirar pró-labore e não tenho funcionários, trabalho sozinho.

Acontece que a empresa que contratei não me informou que optando por não receber pró-labore eu não teria custos com folha de pagamento, logo, com custo 0 de folha de pagamento as notas fiscais tributadas em 6% que eu dava anteriormente, agora passam a ser tributadas em 15.5%.

O que fazer ? A empresa de contabilidade tem culpa ? Posso processar eles ou algo do tipo ? Pq agora eu tou lascado se tiver que dar 15.5% de notafiscal, se soubesse disso na hora que optei por não retirar o pró-labore eu, com certeza, iria querer retirar...

Atenciosamente

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 06:42

Caro colega, voce esta se referindo a nova formatação do simples, que todos os contadores deveriam saber , como iria funcionar, porem alguns se descuidaram, e nao se debruçaram sobre a mesma o tempo suficiente, realmente a sua situação e esta pois e o enquadramento do anexo V atual, e a alíquota la e de 15,50. o que voce desejava era ficar no anexo III cuja alíquota e de 6%, mas só se o fator '' R'' for maior ou igual a 28% do RBT12. A soluçao e sentar com ele , e caso a escrituração nao esteja fechada, fazer uma retirada, que atinja o limite mínimo de 28 %, e pagar os encargos sobre a mesma , INSS ( dentro da regra especifica de retiradas e teto), e o IRRF. se computando os custos e benefícios se forem avaliados corretamente, voce poderá fazer isso em dezembro, desde que no contrato, esteja prevista a retirada pro-labore. Se suas despesas com essa soluçao compensar, com suas projeções de faturamento, so vejo essa soluçao em termos legais. Se voce acha que ele nao saberá fazer isso, terá que procurar um outro, mais qualificado. Nao sei quanto foi o acerto de honorários, mas a qualidade dos serviços devem ser avaliadas. O que cobra muito barato, além de aviltar a classe, causa estes problemas, pois nao tem condições de estudar , se atualizar assinar boletins possuir consultorias etc. Cobram barato, mas o resultado e este, problemas nas mudanças , pois nao se atualizam, adequadamente.
Sds. Ribeiro. Se nao tiver entendido e persisitir alguma duvida nos retorne, mas ele entendera, assim espero.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.