Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 17.898

Mara Francisca G. Luiz

Mara Francisca G. Luiz

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 09:19

Bom dia pessoal

agora em fevereiro, teremos que entregar as informações referente ao bloco k200 e k280, minha dúvida seria sobre o k280, visto que o mesmo trata de correção de apontamentos anteriores, temos que entregar essas informações, sendo que o mês anterior se trata do mês de dezembro 2017, ou seja, nesse período ainda não tínhamos o bloco k280.

Obrigada

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 6 anos Quinta-Feira | 8 fevereiro 2018 | 09:28

O link abaixo é bem esclarecedor, aliás, diz que nesse seu caso é obrigatório:

http://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=269550487


Com relação a registro K280 segue abaixo as considerações:

O registro K280 - CORREÇÃO DE APONTAMENTO – ESTOQUE ESCRITURADO tem o objetivo de escriturar correção de apontamento de estoque escriturado de período de apuração anterior, escriturado no Registro K200.

Lembrando que a orientação do Guia prático é que a correção de apontamento (registro K280) tem que ocorrer (poderá ser demonstrada na EFD ICMS/IPI), obrigatoriamente, entre o levantamento de 02 inventários fisicos, uma vez que, com a contagem do estoque se terá conhecimento de uma eventual necessidade de correção de apontamento.

Como a correção do estoque escriturado de um período de apuração poderá influenciar estoques escriturados de períodos posteriores, até o período imediatamente anterior ao período de apuração em que se está fazendo a correção, uma vez que o estoque final de um período de apuração é o estoque inicial do período de apuração seguinte, após os ajustes, verificar se há necessidade de retificação do arquivo desde a data da correção até o período corrente, pois qualquer ajuste no inventário gera diferenças nas quantidades que já foram demonstradas nos arquivos da EFD ICMS/IPI.

A empresa pode identificar diferenças no estoque no momento do inventário físico ou quando identificar erros de apontamentos.

Quando a diferença for originada de erros de apontamento a orientação é efetuar o ajuste do apontamento no registro K270 no período que ocorreu o erro e ajustar o inventário através do registro K280.

Já as diferenças identificadas durante o inventário físico serão ajustadas via emissão de nota fiscal, lembrando que além da quantidade deverá estornar crédito quando a legislação não permitir mantê-lo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.