Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 674

DAS - Valor incorreto ,Restituir ou compensar ?

ROSIMARA  AZEVEDO

Rosimara Azevedo

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 11:32

Bom Dia,

A DAS ref.01/2018 foi gerada no valor maior e o cliente ja realizou o pagamento.
Minha duvida é:
Faço a compensação ou restituição ( leva muito tempo?) ?

Desde já agradeço.

Thiago Prado

Thiago Prado

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 17:26

Rosimara, boa tarde!

Inicialmente, você deverá fazer a retificação do PGDAS. Após você tem duas opções.

1 - Solicitar a restituição;
2 - Solicitar a compensação;

Para solicitar a restituição, o sistema do simples nacional fez um novo sistema, que diz que analisa mais rápido seu pedido. Eu ainda não utilizei, não sei se demora. Fiz um pedido a alguns anos, antes deste novo sistema, já vai para o 3º ano que dei entrada e até agora não tenho resposta da RFB.

No caso da compensação, você deverá esperar que a guia do mês 02/2018 vença. Após ela entrar em cobrança no sistema, você pode fazer a compensação. (O sistema não permite compensar um débito que não esteja vencido).

Ai fica a seu critério em como proceder, é melhor esperar o tributo vencer, compensar e pagar multa/juros por isso? Ou é melhor esperar a receita restituir o dinheiro para você?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.