x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 6.148

Valor de venda de automóvel maior do que de compra.

Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 2
há 6 anos Sábado | 17 março 2018 | 21:25

Sou leigo no assunto e gostaria de tirar uma dúvida. Vendei o meu carro para o meu pai na hora da transferência de documento ..foi colocado o valor de venda de 500,00 (não sei se meu pai falou errado ou a moça escutou errado). O carro não tinha um valor alto na época, até tinha várias coisas pra fazer, mas o que foi concertado não guardamos nota, agora irei comprar o carro de volta por um valor de 6,500. O meu pai é aposentado e ganha anualmente de aposentadoria 21,500. Minha dúvida é se eu comprar o carro dele é ter essa diferença de 6.000, ele vai precisar fazer uma declaração ano que vem?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 18 março 2018 | 16:55

Conselho de velho experimentado, coloque o valor que esta na declaraçao de seu pai.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 2
há 6 anos Domingo | 18 março 2018 | 18:35

Meu pai não faz declaração, pq o valor de aposentadoria é bem abaixo do que precisa para declarar..ele ganha no ano r$ 21.500,00. Mas eu não sei como funciona se caso ele vender o carro pra mim por r$6.500,00 ..isso faz com que ele precise declarar, já que o carro foi vendido pra ele por r$500,00 é ele vai vender por mais. Obrigado por responder

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 07:51

Colega Carro voce bota qualquer preço a nao ser que fosse financiado, mas entre particulares e melhor colocar o valor que seu pai tinha colocado na dele, fica tudo azul, e ele nao esta obrigado a declarar, e voce coloca a mesma merreca de 500,00, isso e normal em se tratando de carro usado.
Sds. Ribeiro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
DAIVSON SELES AZEVEDO

Daivson Seles Azevedo

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 08:06

Prezado Diego,

Bom dia,

Ano que vem o seu Pai está obrigado a realizar sua Declaração do Imposto de Renda 2018/2019, porquê houve ganho de Capital de Capital de 6000,00 nesse operação, conforme o art. 1º e 2º da Lei nº 13.259/2016. Será tributado em 15% sobre o valor do ganho. Na sua declaração você precisa informar a aquisição e forma de pagamento desse veiculo, porquê na Declaração do Imposto de Renda de seu Pai, o bem será baixado, porém, o veiculo estará entrando na sua declaração. Assim, quando a receita federal realizar o cruzamento das informação, não haverá divergências, nem sonegação de informação, toda operação, precisa evidência a essência sobre a forma.

Diego

Diego

Iniciante DIVISÃO 2
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 21:40

Obrigado pela ajuda amigos. Farei isso e quando vender vou colocar os mesmos r$500,00 pq também não ganho o valor que precisa para declarar. Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.