x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 589

Sonegação Fiscal?

João Marcos Moreira

João Marcos Moreira

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 6 anos Segunda-Feira | 19 março 2018 | 15:36

Caros amigos,

Sou novo no fórum, não sou contador. Sou administrador.

Estou com uma dúvida a respeito de uma compra que fiz. Gostaria de saber se o que a empresa está fazendo é sonegação fiscal ou não.

Foi uma compra de um notebook para modelagem 3D, para minha esposa que é arquiteta, que custou a "apenas": R$ 5777,00 + frete.

A loja oferecia 10% de desconto para pagamento no boleto ou então parcelado em até 12x sem juros no cartão.

Fiz o pagamento em 12 x no cartão e o produto está em transporte.

Na nota fiscal o valor total dela: 5.320,33

No pedido não existe nenhum produto extra, assistência, software (vem sem windows) e nem nada do tipo que poderia estar em uma nota a parte ou nota de serviço. É apenas essa nota.

Questionei o motivo para a empresa de a nota ter um valor menor. A resposta da loja foi que 5320,33 é o valor que eles receberam, que a diferença foram custos da operadora de cartão.


Isso é sonegação fiscal ou é permitido?

Essa nota de valor menor também me prejudica para fazer o seguro do notebook.

Nunca vi algo do tipo.

Antonio Vereza

Antonio Vereza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2018 | 17:31

João, boa tarde.

A Lei 13.455/2017 dispõe sobre a diferenciação de preços de bens e serviços oferecidos ao público em função do prazo ou do instrumento de pagamento utilizado, porém entendo que a nota fiscal deveria ser emitida pelo valor total do pagamento.

Abraço,
Antonio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.