Olá boa tarde à todos!
Este é um assunto muito questionado nos escritórios; o cliente não manda documentos; não emite as notas de vendas; não pede notas de despesas aos fornecedores; alguns perdem notas de despesas e compras; não controla livro caixa e etc...
Bem, ao meu ver para que se possa solucionar uns 90% destes problemas, deixando aí estes 10% para uma minoria de empresas que se deve dar uma solução diferenciada, o contador precisa montar um padrão de serviços incluindo uma orientação aos clientes, e até quem sabe uma "cartilha" de procedimentos para que a relação contador/empresa funcione em sintonia.
Porque aí o contador pode cobrar a empresa dizendo; olha está lá na cartilha seus deveres, você não cumpriu, ou precisa modificar.
Com isso ficam todos embutidos neste conceito e pode-se trabalhar melhor em ambas as partes.
Sei que todos orientam o cliente, cobram os documentos regularmente, mas isso com o tempo vai se tornando uma rotina quase informal, precisa talvez evidenciar mais, documentar mais para poder cobrar melhor o cliente.
A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "