Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.213

Comunicado a Clientes

Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 14 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2009 | 09:51

Ola Bom dia...
Preciso elaborar um comunicado para clientes, sobre a falta de alguns documentos para a elaboração do balanço patrimonial. especificando que o balanço foi feito mas faltou alguns documentos para a sua elaboração.

Se alguem puder me mandar um modelo

Agradeço muito.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2009 | 11:18

Bom dia Tanya,

Não existe um modelo padrão que sirva para solicitar a documentação contábil que está faltando.

Voce deve solicitá-la (simplesmente) via oficio em duas vias relacionando os documentos que deixaram de ser entregues à seu escritório e que devem servir para os registros contábeis e consequente elaboração das Demonstrações exigidas em lei.

Estipule um prazo para entrega dos mesmos e tome a assinatura do responsável pela empresa na via que permanecerá em seus arquivos.

...

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 6 outubro 2009 | 14:49

Olá boa tarde à todos!

Este é um assunto muito questionado nos escritórios; o cliente não manda documentos; não emite as notas de vendas; não pede notas de despesas aos fornecedores; alguns perdem notas de despesas e compras; não controla livro caixa e etc...

Bem, ao meu ver para que se possa solucionar uns 90% destes problemas, deixando aí estes 10% para uma minoria de empresas que se deve dar uma solução diferenciada, o contador precisa montar um padrão de serviços incluindo uma orientação aos clientes, e até quem sabe uma "cartilha" de procedimentos para que a relação contador/empresa funcione em sintonia.

Porque aí o contador pode cobrar a empresa dizendo; olha está lá na cartilha seus deveres, você não cumpriu, ou precisa modificar.

Com isso ficam todos embutidos neste conceito e pode-se trabalhar melhor em ambas as partes.

Sei que todos orientam o cliente, cobram os documentos regularmente, mas isso com o tempo vai se tornando uma rotina quase informal, precisa talvez evidenciar mais, documentar mais para poder cobrar melhor o cliente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.