x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 911

Prazo Recolhimento Ganho de Capital de espolio com inventário parcial

emerson figueira

Emerson Figueira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 17 abril 2018 | 22:43

Em janeiro de 2016 fiz um inventário parcial dos bens do meu pai em cartório, pois alguns bens estavam com problemas nas escrituras que impossibilitariam a transmissão e conclusão do inventário.
Ao preencher o programa de Ganho de Capital, a data de recolhimento atribuída pelo programa foi em 30/04/2017. Nessa data paguei o imposto e fiz uma declaração intermediária do espólio pois não foi possível fazer a Final por causa dos bens ainda não inventariados além do Espólio possuir ainda funcionários em seu nome.
Pois bem, recentemente recebi uma cobrança da Receita Federal com multas e juros dizendo que eu deveria ter recolhido o imposto em 29 de Fevereiro de 2016 (como se tratasse de uma venda comum).
Fui na Receita Federal e eles só dizem que o pagamento do imposto sobre ganho de capital deve ser feito até a Declaração Final de Espólio e como eu só fiz a Intermediária, então deveria pagar como se fosse uma venda normal.
Onde estaria o erro? Eu fiz errado ou a receita está cobrando errado?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.