Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 881

Dependentes Imposto de Renda

Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 18 abril 2018 | 20:44

Colegas
Um contribuinte tem pai e mãe como dependente, ambos aposentados mas um com renda de +/-15 mil e outro +/- 12mil.
Lancei em rendimentos isentos e não tributáveis já que os dois tem + de 65 anos, porém há seguinte mensagem de erro “não podem ser considerados dependentes os pais, os avós ou os bisavós que auferiram rendimentos, tributáveis ou não, superiores a R$ 22.847,76 - item nº 2”.
Da soma dos valores, lancei os R$ 22.847,76 como isento, R$ 11.423,88 para cada um, e a diferença como tributável mas o erro permanece.
Não encontrei nada sobre a soma dos rendimentos isentos de pais no perguntão 2018. Alguém sabe me explicar porque o erro persiste e como resolver?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 09:15

Bom dia.

Apesar de não ter compreendido bem...

Se o enquadramento for "renda até 22.847,76".

Cada dependente tem a dedução plena. Veja no informe de rendimento da previdência social.

Esta "diferença" que voce esta oferecendo a tributação não esta sendo reconhecida pelo programa porque ela não existe.

Importante os dependentes constarem na aba correta.

Corrija . Verifique se existe pendências que impedem o envio e volte a postar


sds
José Bezerra.

Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 10:12

Bom dia
Sobre:
Esta "diferença" que voce esta oferecendo a tributação não esta sendo reconhecida pelo programa porque ela não existe.
Coloquei desta forma porque colocando o valor correto de cada um aparece a mesma mensagem de erro.
A soma dos dois é de R$ 27.850,79 então pensei que deixando na soma dos dois R$ 22.847,76 e a diferença em tributável não seria apontado pelo programa como erro.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 10:29

Sandra Maria da Silva,

Bom dia.
Olha, fiz uma simulação aqui e não apareceu pendência na declaração, lançando cada dependente no código 31, e os rendimentos (isentos) no item 10, um com R$ 15.000,00 e o outro com R$ 12.000,00 ...

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 10:43

Fiz a simulação. Apenas não enviei. O programa diz que não há pendências.

Usei dois métodos:

1 - lancei os rendimentos isentos no campo 10 - nome dos 2 dependentes, fonte, etc.. para um 12 mil e para o outro 15 mil

2 - lançando no campo 26 - outros - idem, idem,

Nas duas situações não apareceu pendências.

Seu procedimento esta correto. Passou por este crivo? O bloqueio só aprece quando esta enviando?

sds

José Bezerra



Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 10:45

Também imagino que esteja correto mas o erro aparece quando visualizo as pendências.
quando clico no erro o programa me remete a ficha de dependentes (pai) e não na ficha de rendimentos isentos...porém na ficha de dependentes as informações estão corretas

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 10:55

Hummmmmmm...

Tenta ver relação dependentes, data nascimento, numero cpf... etc...

Tenta fazer esta simulação como se fossem seus dependentes...

Veja numero de CNPJ, etc...

Se precisar detalhes de minha simulação posso informar por email @Oculto

De qualquer forma, identificando falha faça postagem. Sempre aprendemos com nossos erros. E este seu, como dizem, é cabeludo.


sds
José Bezerra

Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 10:59

Acho que descobri, vou deixar aqui para conhecimento...o erro diz que não pode ser dependente se houver renda isenta/tributável maior que o limite, pois bem...ele tem rendimento de uma aplicação financeira que triplica o valor...fiz um teste tirando este rendimento da aplicação e o erro não mais existe...ufa...falha minha...fiquei presa no rendimento isento e esqueci dos demais...obrigada pela força amigo.

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 11:05

Brava SANDRA MARIA DA SILVA. Suas 5 estrelas apenas aumenta seu valor: SUA HUMILDADE!

E crescemos muito com seu exemplo.

Aprendemos que o LEÃO não só tem as garras afiadas como observa bem todos os registros no CPF.

Dá minha parte, muito obrigado.


sds
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.