Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 4.883

Estonro de Nfe

Pedro de Lara

Pedro de Lara

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 15:08

O estorno em operações com notas fiscais irá ocorrer quando, uma nota fiscal não for cancelada dentro do prazo legal de 24 horas. Por isso neste caso a correção deve ser realizada através da emissão de NF-e de estorno.

Quando ocorrer essa situação e sua mercadoria ainda não tenha efetivamente circulado, ou seja, para os efeitos legais não houver o fato gerador do imposto, é possível emitir uma NF-e de estorno para sanar alguns problemas que poderiam ser gerados, como:
Pagamento dos Impostos: Como a nota não foi cancelada sua empresa vai ter que contabiliza-la para pagamento do imposto no mês de apuração. É necessário compensar esse imposto pago.
Estoque de mercadorias: Mesmo a mercadoria não tendo saído de seu estabelecimento, para o fisco ela saiu pois a NF-e foi autorizada. É necessário oficialmente, retornar essas mercadorias ao estoque.


A nota fiscal de estorno terá algumas características que deverão ter sua atenção, principalmente no tipo de documento e finalidade de emissão da nota fiscal. Estas mudanças são rápidas e devem ser conferidas pelo seu contador a fim de evitar problemas futuros.
Portanto para emitir sua nota de estorno você deverá ter as seguinte configurações:

1. Tipo do documento = “0 – Entrada”
2. Finalidade de emissão da NF-e (campo FinNFe) = “3 – NF-e de ajuste”
3. Descrição da Natureza da Operação (campo natOp) = “999 – Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal”
4. Referenciar a chave de acesso da NF-e que está sendo estornada (campo refNFe)
5. Dados de produtos/serviços e valores equivalentes aos da NF-e estornada
6. Códigos de CFOP inversos aos constantes na NF-e estornada
7. Informar a justificativa do estorno nas Informações Adicionais de Interesse do Fisco (campo infAdFisco).


Também deverá lavrar um Termo no Livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrências, modelo 6, explicando o ocorrido, e anexar uma declaração do destinatário de que não recebeu a mercadoria constante nessa NF-e.

Fonte: nfe.sef.sc.gov.br
Fonte: http://www.xmlspc.com.br/nws/como-emitir-uma-nota-fiscal-de-estorno/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.